8 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período d...

Grande,Catarina Rodrigues; Nunes,Inês Brandão; Coelho,Vera; Cadima,Joana; Barros,Sílvia

A transição do bebé para a creche constitui um processo crítico e complexo para os profissionais das creches, as famílias e as crianças, que experienciam a separação dos pais e a adaptação a um novo espaço, a novas rotinas e a novas pessoas com quem passam a interagir (Datler, Ereky-Stevens, Hover-Reisner, & LarsErik Malmberg, 2012). Assim, uma transição cuidadosamente planificada deve ser integrada no func...

Date: 2017   |   Origin: SciELO Portugal

Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal

Peixoto,Carla; Barros,Sílvia; Coelho,Vera; Cadima,Joana; Pinto,Ana Isabel; Pessanha,Manuela

Resumo O presente estudo analisa a relação entre a implementação de práticas de transição do contexto familiar para a creche e o bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro de mês de frequência neste contexto extrafamiliar. Foram recolhidos dados, antes e após a entrada do bebê na creche, junto das mães e das educadoras de 90 bebês.Os resultados indicaram que o número de práticas de transição reportadas pe...

Date: 2017   |   Origin: Oasisbr

Risco e regulação emocional em idade pré-escolar: A qualidade das interações do...

Cadima,Joana; Ferreira,Tiago; Guedes,Carolina; Vieira,Joana; Leal,Teresa; Matos,Paula M.

A investigação tem demonstrado que as crianças em desvantagem social enfrentam muitos desafios e estão mais vulneráveis a desenvolver dificuldades ao nível da regulação emocional, sendo extremamente relevante identificar fatores protetores que moderem esta vulnerabilidade, de modo a identificar formas de alterar as trajetórias desenvolvimentais. No presente estudo, foi analisado o papel moderador das interações...

Date: 2016   |   Origin: SciELO Portugal

Parceria família-creche na transição do bebé para a creche

Coelho,Vera Lúcia Marques; Barros,Sílvia; Pessanha,Manuela; Peixoto,Carla; Cadima,Joana; Pinto,Ana Isabel

Este estudo apresenta atitudes e probabilidade de comportamentos de parceria família-creche, relatadas por mães e educadoras, durante o período de entrada de bebés na creche. Mães e educadoras de 90 bebés responderam à Escala de Parceria Educadores-Pais. Os resultados indicam uma grande valorização, por parte das mães e educadoras, da parceria creche-família para dar resposta às necessidades das crianças, bem c...

Date: 2015   |   Origin: SciELO Portugal

Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador ...

Cadima,Joana; Leal,Teresa; Peixoto,Carla

A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises c...

Date: 2012   |   Origin: SciELO Portugal

Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade

Cadima,Joana; Leal,Teresa; Cancela,Joana

Diversos investigadores têm salientado a importância dos processos interactivos que ocorrem na sala de aula para o desempenho escolar dos alunos. Segundo investigações recentes, os recursos educacionais, nomeadamente, o currículo ou o nível de formação dos professores, apesar de serem importantes, não serão suficientes para assegurar aprendizagens significativas. Por outro lado, cada vez mais se reconhece que o...

Date: 2011   |   Origin: SciELO Portugal

Qualidade em educação pré-escolar

Leal,Teresa; Gamelas,Ana Madalena; Abreu-Lima,Isabel; Cadima,Joana; Peixoto,Carla

No período de 1992 a 2007 Joaquim Bairrão, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, coordenou vários estudos que produziram um conjunto de conhecimentos sobre diferentes tipos de características de contextos de educação pré-escolar e sobre a relação entre essas características e o desenvolvimento das crianças. Este artigo pretende ilustrar o percurso de investigação da equi...

Date: 2009   |   Origin: SciELO Portugal

Factores de risco: a multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolviment...

Cadima,Joana; Peixoto,Carla; Leal,Teresa

O presente estudo pretende analisar os efeitos de múltiplos factores de risco do contexto familiar no desenvolvimento cognitivo e social de crianças em idade pré-escolar. Vários estudos têm demonstrado que as competências das crianças estão associadas a variáveis familiares permanecendo, no entanto, o debate sobre se as variáveis mais influentes correspondem a características particulares das famílias ou se o d...

Date: 2009   |   Origin: SciELO Portugal

8 Results

Queried text

Refine Results

Author


















More optionsLess options

Date







More optionsLess options

Document Type


Access rights


Resource



Subject





















More optionsLess options