19 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education

Alves, Aureliano Oliveira; Lima, Ivoneide Pinheiro de; Silva, Joselma Ferreira Lima e

El artículo trae discusiones sobre el conocimiento de investigación en la educación continua de los profesores de Matemáticas para el Aprendizaje Significativo. Se trata de una revisión de la literatura que planteó la siguiente pregunta para la construcción del Estado de la Cuestión: ¿Qué ya se ha producido académicamente, sobre las contribuciones de la práctica investigadora al desarrollo de aprendizajes signi...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e...

Nascimento, Francisco Jeovane do; Castro, Eliziane Rocha; Araújo, Regiane Rodrigues; Lima, Ivoneide Pinheiro de

O estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Avaliação da aprendizagem do ensino de matemática: utilizando a plataforma TELE...

Rocha, Elizabeth Matos; Borges Neto, Hermínio; Lima, Ivoneide Pinheiro de; Sousa, Maria Lídia Mendes de; Santos, Maria José Costa dos

A avaliação da aprendizagem é um tema complexo por estar vinculado ao íntimo das contradições do sistema educativo, pois, constantemente, encontra-se presente na formação do ser, reconhecendo e negando suas desigualdades. A avaliação se constitui parte integrante do processo ensino-aprendizagem, e requer preparo técnico e capacidade de observação dos professores, tendo em vista o impacto desse processo no desen...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

A utilização do multiplano para a aprendizagem de alunos deficientes visuais

Rodrigues, Pricila Acacio; Magalhães, Elisângela Bezerra; Lima, Ivoneide Pinheiro de

A educação inclusiva está passando por um processo de renovação, antes os alunos com deficiência eram atendidos em estabelecimentos próprios, hoje eles têm direito a estudar em escolas regulares. Mas a inclusão não é apenas inserir esses alunos em escolas regulares e sim dá todo o suporte físico e metodológico. Pesquisas como Brandão e Lira (2010) apontam que alunos com problemas de visão podem compreender álge...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais

Silva, Liliann de Fátima Sousa da; Magalhães, Elisângela Bezerra; Lima, Ivoneide Pinheiro de

Este estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala ...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências

Sousa, Ana Izabela Elias de; Silva, André Flávio Gonçalves; Rocha, Elizabeth Matos; Nobre, Francisco Augusto Silva; Sousa, Francisco Edisom Eugenio de

Este livro descreve e sistematiza a Sequência Fedathi, uma proposta teórico-metodológica elaborada pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação do professor Dr. Hermínio Borges Neto, a partir de experiências na educação básica e na educação superior, nos campos da Matemática e das Ciências. A Sequência Fedathi recomenda que os conhecimento...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

O ensino de números fracionários na formação inicial do professor: contribuição...

Santos, Maria José Costa dos; Lima, Ivoneide Pinheiro de; Vasconcelos, Francisco Herbert Lima

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

A Sequência Fedathi na elaboração dos conceitos de geometria na formação inicia...

Lima, Ivoneide Pinheiro de; Rocha, Elizabeth Matos; Santos, Maria José Costa dos; Borges Neto, Hermínio; Vasconcelos, Francisco Herbert Lima

Apresentamos, neste capítulo, um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, cujo título foi “A matemática na formação do pedagogo: ofcinas pedagógicas e a plataforma telEduc na elaboração dos conceitos”, referenciada pela Teoria Sequência Fedathi. Esse recorde focaliza o estudo de Geometria utilizando ofi cinas pedagógicas e a plataform...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

O uso de quebra‐cabeça para o desenvolvendo do pensamento geométrico

Santos, José Costa dos; Lima, Ivoneide Pinheiro de; Mourão, David Ribeiro

O processo evolutivo das tecnologias e das ciências interferem diretamente nas novas formas de ensinar e aprender Matemática, seja na educação básica, seja no ensino superior. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática – PCNM (Brasil, 1997), a geometria pode dar contribuição à formação do cidadão ao desenvolver novas estratégias, criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e auton...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

O ensino da adição e subtração na formação inicial do pedagogo

Lima, Ivoneide Pinheiro de; Santos, Maria José Costa dos; Vasconcelos, Francisco Herbert Lima

As operações básicas fundamentais da Aritmética são de grande importância para a vida da criança, pois, além de estarem presentes nas suas vivências infantis desde muito cedo, constituem uma condição necessária para a vida em sociedade, em razão da sua aplicabilidade direta no cotidiano da humanidade. As situações cotidianas, principalmente do comercio, impulsionaram os nossos antepassados a encontrarem um proc...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

19 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date







Document Type






Access rights


Resource


Subject