MigraMediaActs - Migrations, media, and activisms in Portuguese language: decolonising mediascapes and imagining alternative futures is a research project funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), based at Communication and Society Research Centre (CECS), University of Minho, Portugal. The project aims to fill a gap in scientific research about narratives on migration circulating within the public s...
A large body of research has documented gender bias in the news coverage of women. Despite small gains in recent years, namely on television, and the growing percentage of females in the workforce, substantial underrepresentation of women in the news has remained. To explore journalists’ social and professional world as a milieu of the lived professional and culturally grounded understandings of gender, we cond...
Este artigo apresenta uma reflexão sobre representações e estereótipos de género na publicidade, durante o período correspondente ao primeiro confinamento nacional, de março a maio de 2020. O objetivo deste estudo é analisar a representação de homens e mulheres nos anúncios televisivos emitidos em prime time, bem como a forma como as marcas se relacionam com o contexto pandémico através do slogan.Para o efeito ...
Este trabalho de investigação parte de uma reflexão sobre os diversos estudos que têm evidenciado as assimetrias de género nas representações mediáticas e a “aniquilação simbólica” do papel das mulheres na esfera pública. Considerando que o ideal de democracia participativa pressupõe, entre outras coisas, a inclusão equilibrada de vozes femininas e masculinas, e tendo em conta a importância e cre...
This study uses qualitative data to examine how male and female professionals in newsrooms experience and vocalize gender both in their lifeworlds and in media production in general. The research was based on semi-structured interviews with 18 Portuguese journalists. The responses were analysed through phenomenological and feminist lenses and indicated the issues men and women considered salient or negligible w...
O estudo que apresentamos tem como propósito analisar a receção dos conteúdos mediáticos numa perspetiva de género. O exercício pleno da cidadania por parte das mulheres e o seu acesso ao debate público depende consideravelmente da forma como os média as apresentam ao mundo. Consideramos que a representação equilibrada de homens e mulheres nas notícias deve ser um critério a considerar quando se pretende produz...
This article asserts the importance of examining gender barriers in the deliberative processes of the public sphere. The purpose of a participatory democracy is not feasible without the equal inclusion of women’s voices under similar conditions to their male peers. In the past, various studies have shown that women in the media are either rendered invisible or described according to stereotyped characteristics,...
O trabalho de investigação que propomos procurará analisar as representações sociais de género nas notícias difundidas pelos telejornais nacionais. A questão da exclusão social das mulheres tem um forte carácter histórico-cultural e continua presente na sociedade portuguesa. O próprio surgimento da democracia não parece ter tido o mesmo significado para os dois sexos, já que esta tem vindo a conviver, lado a la...