Hoje, os estudantes de enfermagem estão mais acérrimos do mundo digital e necessitam de ferramentas que os cativem para o desenvolvimento de competências, tanto na academia, como na prática clínica. A inclusão de um podcast pode ser uma nova perspetiva para a potencialização do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é mapear as evidências sobre a utilização de um podcast como ferramenta pedagógic...
Background: Person- and family-centered care is one of the recommendations to achieve quality of care and patient safety. However, many health professionals associate the family with insecurity in care. Objective: To analyze, based on nurses’ statements, the advantages and disadvantages of the family’s presence in hospitals for the safety of hospitalized patients. Methods: This was a qualitative interpretative ...
Evidence highlights the need for professionals to be aware of their stigmatizing attitudes and discriminatory practices in order to minimize the negative impact on the people they take care of. However, nursing students’ perceptions of these issues have been poorly studied. This study explores the perspective of senior undergraduate nursing students on mental health and the stigma around it, by considering a si...
A generalidade dos currículos que integram a oferta formativa da formação inicial do ensino superior politécnico compreendem uma componente prática, vulgo estágio (e.g., saúde, educação). Porém, quando se procura saber o que legitima essa componente e se a mesma responde às expectativas daqueles que a frequentam ou ministram, os discursos centram-se mais em crenças do que em evidências devidamente susten tadas....
A revisão sistemática deste artigo teve como objetivo analisar a resposta do enfermeiro às necessidades da mulher vítima de violência doméstica. Na pesquisa bibliográfica foram identificados 191 artigos dos quais foram incluídos 6 na presente revisão, com um total de 787 participantes, com idades entre os 18 e os 65 anos, distribuídos por cinco países. Concluímos que a maioria das disciplinas da área da saúde n...
O presente artigo tem como propósito responder à questão: quais os principais obstáculos sentidos pelos professores em contexto de prática clínica na formação inicial em enfermagem? e ao objetivo: compreender em que medida esses obstáculos podem ser condicionantes do desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva de natureza interpretativa. A amostra é intencion...
A preparação profissional dos futuros enfermeiros desde sempre teve uma forte ligação aos contextos clínicos. Apesar da crença geral acerca das vantagens da prática em contexto de trabalho na formação inicial em Enfermagem, é ainda escassa a investigação no que diz respeito a mostrar empiricamente o valor formativo dessa componente quer no desenvolvimento profissional docente quer na construção profissional do ...