21 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME) na visão de alunos e...

Lusquinhos, Leonel; Carvalho, Graça S.

As escolas têm-se tornado cada vez mais relevantes para a promoção da saúde e bem-estar das crianças e jovens e, atualmente, todas as escolas portuguesas são reconhecidas como Escolas Promotoras de Saúde (EPS). A auscultação dos alunos e de seus pais ou encarregados de educação (EE) sobre a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME) é uma forma eficaz de conhecer essa realidade. Assim, o present...


Barreiras à implementação da promoção e educação para a saúde em meio escolar: ...

Lusquinhos, Leonel; Gurreiro, Rui; Carvalho, Graça S.

Introdução: Os progressos relativos à Saúde Escolar têm sido evidentes em toda a Europa, tendo passado de uma visão reduzida focada exclusivamente no currículo, para uma abordagem mais abrangente com recurso a múltiplas estratégias e políticas. Na literatura foram identificados fatores que dificultam a implementação de programas e projetos de Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME), nomeadame...


Biopsychosocial factors that influence the purpose in life among working adults...

Coelho, Anabela; Lopes, Manuel; Barata, Marta; Sousa, Sofia; Goes, Margarida; Bia, Florbela; Dias, Ana; João, Ana; Lusquinhos, Leonel

This study aimed to identify and characterize biopsychosocial factors that impact the purpose in life (PIL) among adults that are working or already retired. This cross-sectional study includes a sample of 1330 participants, of whom 62.2% were female, with ages ranging from 55 and 84 years, with a mean of 61.93 years and a standard deviation of 7.65. Results suggest that the education level, stress, spiritualit...


Interação do sector da saúde com o da educação na reabertura das escolas durant...

Lusquinhos, Leonel; Alves, Regina Ferreira; Anastácio, Zélia; Iaochite, Roberto T.; Azevedo, Manecas; Carvalho, Graça Simões de

Introdução: A saúde em meio escolar é um fator preponderante para o bem-estar das crianças e jovens, contribuído para a melhoria das suas aprendizagens. Em muitos países, os Ministérios da Saúde e da Educação juntam esforços para criar e desenvolver escolas promotoras de saúde, através da construção de diretrizes ministeriais, do incentivo à participação ativa de equipas mutidiscplinares de profissionais de saú...


Percepção de professores e enfermeiros de saúde escolar sobre a realidade das e...

Lusquinhos, Leonel; Carvalho, Graça Simões de

Uma Escola Promotora de Saúde (EPS) é definida como uma escola que procura de forma constante o fortalecimento da sua capacidade de se tornar um local mais saudável. É orientada para a ação e participativa, isto é, a comunidade educativa (alunos, funcionários, professores e pais) assumem um papel ativo na tomada de decisão e nas atividades. Este estudo pretende dar resposta às seguintes questões de investigação...


Biopsychosocial factors that influence the purpose in life among working adults...

Coelho, Anabela; Lopes, Manuel; Barata, Marta; Sousa, Sofia; Goes, Margarida; Bia, Florbela; Dias, Ana; João, Ana; Lusquinhos, Leonel

This study aimed to identify and characterize biopsychosocial factors that impact the purpose in life (PIL) among adults that are working or already retired. This cross-sectional study includes a sample of 1330 participants, of whom 62.2% were female, with ages ranging from 55 and 84 years, with a mean of 61.93 years and a standard deviation of 7.65. Results suggest that the education level, stress, spiritualit...


Biopsychosocial factors that influence the purpose in life among working adults...

Coelho, Anabela; Lopes, Manuel; Barata, Marta; Sousa, Sofia; Goes, Margarida; Bia, Florbela; Dias, Ana; João, Ana; Lusquinhos, Leonel

This study aimed to identify and characterize biopsychosocial factors that impact the purpose in life (PIL) among adults that are working or already retired. This cross-sectional study includes a sample of 1330 participants, of whom 62.2% were female, with ages ranging from 55 and 84 years, with a mean of 61.93 years and a standard deviation of 7.65. Results suggest that the education level, stress, spiritualit...


Promoção e educação para a saúde em meio escolar (PEpS-ME): das políticas (de s...

Lusquinhos, Leonel; Carvalho, Graça Simões de

A Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME) implica a relação estreita entre os setores da saúde e da educação. Este estudo pretende dar resposta à seguinte questão: será que o setor da saúde e o da educação se articulam devidamente para proporcionar uma efetiva PEpS-ME? Inicialmente, procedeu-se à análise de conteúdo de documentos legais, com ênfase na articulação entre a saúde e educação. Dep...


Educação e promoção da saúde em meio escolar: contributos dos setores da educaç...

Lusquinhos, Leonel; Carvalho, Graça Simões de

As escolas têm vindo a ser consideradas por diversas instituições internacionais (como a OMS - Organização Mundial da Saúde, a UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, ou a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como ambientes favoráveis à promoção da saúde das crianças e jovens, contribuindo, assim, não só para a promoção da saúde, mas também para a melhoria dos res...


A influência da participação na educação para a saúde e do ambiente social no o...

Lusquinhos, Leonel; Rosário, Rafaela; Carvalho, Graça Simões de

A escolas promotoras de saúde (EPS) são escolas que implementam um plano estruturado e sistematizado para a melhoria da saúde de todos os alunos e do pessoal docente e não docente. Estas escolas promovem práticas com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa e enfatizam a importância do ambiente escolar e do meio ambiente em contribuir para o desenvolvimento de com...


21 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date









Document Type





Funding



Access rights


Resource






Subject