As escolas têm-se tornado cada vez mais relevantes para a promoção da saúde e bem-estar das crianças e jovens e, atualmente, todas as escolas portuguesas são reconhecidas como Escolas Promotoras de Saúde (EPS). A auscultação dos alunos e de seus pais ou encarregados de educação (EE) sobre a Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME) é uma forma eficaz de conhecer essa realidade. Assim, o present...
Introdução: Os progressos relativos à Saúde Escolar têm sido evidentes em toda a Europa, tendo passado de uma visão reduzida focada exclusivamente no currículo, para uma abordagem mais abrangente com recurso a múltiplas estratégias e políticas. Na literatura foram identificados fatores que dificultam a implementação de programas e projetos de Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME), nomeadame...
This study aimed to identify and characterize biopsychosocial factors that impact the purpose in life (PIL) among adults that are working or already retired. This cross-sectional study includes a sample of 1330 participants, of whom 62.2% were female, with ages ranging from 55 and 84 years, with a mean of 61.93 years and a standard deviation of 7.65. Results suggest that the education level, stress, spiritualit...
Introdução: A saúde em meio escolar é um fator preponderante para o bem-estar das crianças e jovens, contribuído para a melhoria das suas aprendizagens. Em muitos países, os Ministérios da Saúde e da Educação juntam esforços para criar e desenvolver escolas promotoras de saúde, através da construção de diretrizes ministeriais, do incentivo à participação ativa de equipas mutidiscplinares de profissionais de saú...
Uma Escola Promotora de Saúde (EPS) é definida como uma escola que procura de forma constante o fortalecimento da sua capacidade de se tornar um local mais saudável. É orientada para a ação e participativa, isto é, a comunidade educativa (alunos, funcionários, professores e pais) assumem um papel ativo na tomada de decisão e nas atividades. Este estudo pretende dar resposta às seguintes questões de investigação...
This study aimed to identify and characterize biopsychosocial factors that impact the purpose in life (PIL) among adults that are working or already retired. This cross-sectional study includes a sample of 1330 participants, of whom 62.2% were female, with ages ranging from 55 and 84 years, with a mean of 61.93 years and a standard deviation of 7.65. Results suggest that the education level, stress, spiritualit...
This study aimed to identify and characterize biopsychosocial factors that impact the purpose in life (PIL) among adults that are working or already retired. This cross-sectional study includes a sample of 1330 participants, of whom 62.2% were female, with ages ranging from 55 and 84 years, with a mean of 61.93 years and a standard deviation of 7.65. Results suggest that the education level, stress, spiritualit...
A Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME) implica a relação estreita entre os setores da saúde e da educação. Este estudo pretende dar resposta à seguinte questão: será que o setor da saúde e o da educação se articulam devidamente para proporcionar uma efetiva PEpS-ME? Inicialmente, procedeu-se à análise de conteúdo de documentos legais, com ênfase na articulação entre a saúde e educação. Dep...
As escolas têm vindo a ser consideradas por diversas instituições internacionais (como a OMS - Organização Mundial da Saúde, a UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, ou a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como ambientes favoráveis à promoção da saúde das crianças e jovens, contribuindo, assim, não só para a promoção da saúde, mas também para a melhoria dos res...
A escolas promotoras de saúde (EPS) são escolas que implementam um plano estruturado e sistematizado para a melhoria da saúde de todos os alunos e do pessoal docente e não docente. Estas escolas promovem práticas com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa e enfatizam a importância do ambiente escolar e do meio ambiente em contribuir para o desenvolvimento de com...