Introdução: A isomunização RhD continua a existir continuando a sua gravidade a ser imprevisível. Material e métodos: Descreve-se um caso clínico duma grávida com dupla seropositividade para o VIH 1 e 2, que, após uma gravidez com uma isoimunização RhD grave teve duas gravidezes sem que esta se tenha manifestado com a mesma gravidade. Realizou-se ensaio in vitro para se testar a hipótese de a terapêutica anti-r...
Apesar dos avanços significativos na prevenção e tratamento do tromboembolismo, o embolismo pulmonar continua a ser a causa evitável mais frequente de morte hospitalar. Muitos dos doentes que morrem de embolismo pulmonar sucumbem subitamente nas 2 horas após o evento agudo, isto é, antes da terapêutica ser iniciada ou fazer efeito. Por essa razão, a prevenção é a solução para a redução da mortalidade e morbilid...
Os autores descrevem um caso de perfuração uterina significativa, na sequência de manobras abortivas em gravidez de 13 semanas, cuja evolução, por atípica lhes mereceu particular atenção. Discute-se uma atitude conservadora versus uma cirurgia mais agressiva, tendo sido adoptada após adequada reflexão, uma atitude cirúrgica que permite a manutenção da capacidade reprodutiva.
O aparecimento de hemólise (H), aumento dos enzimas hepáticos (EL) e trombocitopenia (LP) foi designado por Síndrome HELLP. Numerosos autores consideram que representa uma forma particularmente grave de Pré-Eclampsia que necessita terapêutica agressiva e interrupção da gravidez. É apresentado um caso de Síndrome HELLP no pós-parto.
Descreve-se um caso de gravidez em doente com Síndrome de Cushing por adenoma da supra-renal, tratado cirurgicamente após o parto e com recuperação total do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal. A gravidez teve evolução favorável, com parto pré-termo e recém-nascido normal.