This study explores children’s mobility and transportation on their routes from home to school and back home in Brasília, the fully planned capital of Brazil. The research is based on Federal District statistical data and work shops conducted with 243 children who attended a government-run elementary school located in the Plano Piloto of Brasília. Results show 15.8% of children below twelve years old of the 229...
O estudo considerou como participantes seis crianças acolhidas institucionalmente em uma cidade da região metropolitana de São Paulo. Foram investigadas as perspectivas sobre a família de origem de crianças que mantêm vínculos com as mesmas. Uma abordagem de inspiração etnográfica foi utilizada em combinação com outros métodos, como fotografias e conversas subsequentes conduzidas com as crianças. A pesquisa mos...
Em 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) faz 30 anos. Esse marco coincide com a pandemia causada pela COVID-19, que coloca em conflito noções de direito ligadas à preservação da vida e da liberdade apresentadas pelo próprio ECA. Diante desse contexto, este artigo trata a respeito de reinvenções e deslocamentos diante da quarentena, os quais se pautam pelo direito à vida ao mesmo tempo em que restri...
Este artigo pretende oferecer algumas reflexões à Antropologia, ao explorar várias transições de uma bebê e de suas cuidadoras ao longo de seus primeiros dois anos de vida, como parte de um processo de socialização. Há uma forte dimensão de vínculo, uma vez que a autora é tia e madrinha da bebê. A reflexão é baseada em dados discursivos e audiovisuais produzidos pela avó e pela mãe, associados à observação part...
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2020.; Submitted by José Willames da Silva Siqueira (160128510@aluno.unb.br) on 2021-03-02T19:54:22Z No. of bitstreams: 1 2020_FernandaMuller_tcc.pdf: 813507 bytes, checksum: 585dffe468b06da1cb7edb9bf5fd9bdc (MD5); Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on...
O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as in...
A criação de Brasília ocorreu em meio a utopias, sobretudo a de superar os problemas sociais dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma das estratégias encontradas por Anísio Teixeira foi a apresentação de um projeto educacional inovador, baseado no acesso irrestrito à educação pública da pré-escola à universidade. Ao contrastar o passado e o presente, procuramos evidenciar aspectos das desigualdades na nova ...
Este estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inic...
This article presents an ongoing research agenda on children’s urban mobility in Brasilia (DF). The research object, the urban mobility of children residing in Administrative Regions of the Federal District different from the one where they study, considered a Plano Piloto school-class as a research field. From a methodological design that comprised the session of a short film followed by a debate, a drawing, a...
The paper explores children’s representations about family and gender relations. This is a new treatment of data elaborated by Gibim (2017) with children who attend Early Childhood Education. From children's drawings and narratives, it was possible to capture gender stereotypes from a society built on patriarchal bases, which reflected in intrafamilial practices that involve children. It deals with transformati...