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Reflexões em torno da Egitânia da antiguidade tardia

Maciel, Manuel Justino

Tópicos reportados a uma conferência que proferi na Sé Catedral da Egitânia em 10 de Maio de 2003, a convite da Ex.ma Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Agradeço ao Prof. Doutor João Luís Cardoso o convite para aqui me associar à Homenagem ao Professor Octávio da Veiga Ferreira, lembrando os gratos e frutuosos contactos que com ele mantive desde os primeiros anos da década de 1970. Os trabalhos de investigação ...


A propósito de um mosaico egitaniense. dionisismo, geometrismo e cristianismo

Maciel, Manuel Justino

Um mosaico descoberto por D. Fernando de Almeida em terras egitanienses revela-se extremamente significante no contexto das transformações verificadas na cidade e no campo durante a Antiguidade Tardia. Consideramos este mosaico, pela desconstrução, geometrismo e abstraccionismo que revela, de grande importância para uma reflexão sobre a influência dos comportamentos típicos da Antiguidade Tardia também na arte ...


A barca de Ulisses como imagem-signo

Maciel, Manuel Justino

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Millennium bcp, Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas/MC


Entrevista com Rosado Fernandes

Fernandes, Raul Miguel Rosado; Maciel, Manuel Justino

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Millennium bcp, Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas/MC


O Retrato na Antiguidade Clássica – O Exemplo do Augusto de Mértola

Maciel, Manuel Justino; Cabral, J. M. Peixoto

Revista do IHA, N.5 (2008), pp.18-37; Na evolução do retrato teve uma influência decisiva a época áurea da civilização romana, circunstância em que se assistiu à criação e divulgação da imagem de Augusto, o primeiro dos imperadores, protagonista da Pax Romana. Como se construiu esta imagem, como se propagou até ao território hoje português um modelo que procurou na Grécia a sua fundamentação estética, estudando...


Os suevos na Galécia e na Lusitânia

Maciel, Manuel Justino

Da mais genuína origem indo-europeia, os Suevos tiveram um percurso geográfico muito significativo, confundindose praticamente, no período romano, com os Germanos, até porque abrangiam ou interagiam muito proximamente com várias etnias dispersas pelas regiões fronteiriças ao Império no Norte da Europa. A sua vinda para a Hispânia e actual território português, com eleição preferencial do Noroeste atlântico, per...


Fabrica e ratiocinato no de Architectura de Vitrúvio e sua interacção com a His...

Maciel, Manuel Justino

A longínqua Antigüidade não se encontra distante hoje apenas pelo rodar dos séculos. Vêmo-la, talvez, e cada vez mais, desfasada do nosso tempo pelo alheamento a que progressivamente fica votada pelo desconhecimento das línguas e dos saberes clássicos. Gera-se um círculo vicioso que agrava continuamente a ignorância das nossas origens culturais: se não se estudam as línguas grega e latina, também não haverá que...


Imagens de arquitecturas: Quadrata, Lacus e Laciculi nos santuários rupestres d...

Maciel, Manuel Justino

Revista do IHA, N.3 (2007), pp.24-39; Interacções entre o sentido e a imagem do espaço sagrado na Antiguidade. Temenos – pomoerium – sanctuarium e sua relação com os ambientes funerários. A imagem de tanques rectangulares escavados em contextos rupestres: sepulcros ou tanques rituais de sacrifício, purificação e iniciação? Imagens desta realidade no território português como visão transversal de uma plurissigni...


Entrevista ao Professor Theodor Hauschild

Hauschild, Theodor; Maciel, Manuel Justino

Revista do IHA, N.4 (2007), pp.24-27; ENTREVISTA ao Professor Theodor Hauschild Conduzida por M. Justino Maciel


Do topos clássico à paisagem cultural: Sintra e a sua envolvência na Antiguidade

Maciel, Manuel Justino

Revista do IHA, N.4 (2007), pp.28-53; A classificação contemporânea de Sintra como Património Mundial, na categoria Paisagem Cultural, resulta da convergência de múltiplos comportamentos, iniciados na Antiguidade, em que o sagrado interage com o profano em sucessivas etapas hierarquizadas numa dinâmica de entropia cultural. Do cabo Ofiúsa ao monte Sagrado onde se cultuava oficialmente na época romana o Sol e a ...


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