11 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de ...

Gomes, Luisa; Madureira, Isabel

No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa. Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado pr...


Functional reading as a process to promote the personal and social autonomy of ...

Gomes, Luísa; Madureira, Isabel

In this study, we sought to understand how the teaching-learning process of students with Intellectual Development Disorder (IDD) is processed, in particular to know the pedagogical concepts and practices that teachers develop, in order to promote reading skills and autonomy as these skills are critical to facilitate integration into societal life. Framing an interpretive paradigm, the case study focused on dat...


Guide to building inclusive cultural spaces

Rojas-Pernia, Susana; Haya-Salmón, Ignacio; Calvo-Salvador, Adelina; Lázaro-Visa, Susana; Fernández-Fuertes, Andrés; Susinos-Rada, Teresa

A criação de espaços culturais e artísticos inclusivos requer uma revisão da forma como estes são concebidos, desenhados e organizados com o objetivo de dar as boasvindas a toda a gente e garantir o acesso e participação igualitários aos serviços, atividades e conteúdos que oferecem. Desta maneira, museus, centros culturais e artísticos ou espaços de exposições contribuem para a promoção do direito a aceder e p...


Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvi...

Josep Maria, Sanahuja Gavaldà; Pérez Romero, Antonio; Madureira, Isabel; Gigerl, Monika; Pernia, Susana Rojas; Labudovikj, Rozita Petrinska

A geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contexto...


Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças

Moreira, Vera; Madureira, Isabel

Tendo como objetivo geral conhecer a perceção de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) acerca do seu percurso escolar, o presente estudo procurou identificar assituações significativas desse percurso. Privilegiaram-se as narrativas pessoais de dois adolescentes, dando voz aos sujeitos através de entrevistas de natureza biográfica, uma vez que permitem aceder a acontecimentos significativos, compr...


Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Ed...

Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, Miguel

Com a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educaç...


Nota Introdutória

Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, Miguel

Com a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educaç...


Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas

Nunes, Clarisse; Madureira, Isabel

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considera...


Práticas de inclusão de alunos com perturbações do espectro do autismo no 1º Ciclo

Ferreira, Ana Paula; Madureira, Isabel

O presente estudo procurou conhecer: i) a opinião de professores do 1º ciclo sobre a inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo e sobre as Unidades de Ensino Estruturado; ii) as dificuldades sentidas e as necessidades de formação contínua identificadas pelos docentes; e, iii) as práticas desenvolvidas para facilitar a inclusão destes alunos na sala de aula. Trata-se de um estudo exploratório, d...


Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas

Nunes, Clarisse; Madureira, Isabel

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considera...


11 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date






Document Type




Access rights


Resource




Subject