28 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

A MATEMÁTICA E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: METODOLOGIAS DE MEDIAÇÃO E A ELA...

Magalhães, Elisângela Bezerra; Brandão, Jorge Carvalho; dos Santos, Maria José Costa

Artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na área do ensino da matemática e a deficiência visual. Uma pesquisa com financiamento da CAPES. Iremos expor os aportes da metodologia de mediação de ensino no processo de elaboração e apropriação de conceitos matemáticos. A pesquisa define-se como qualitativa fundamentada com um estudo de caso, desenvolvida com discentes cegos de uma Escola de Ensino Fundamental...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

A utilização do multiplano para a aprendizagem de alunos deficientes visuais

Rodrigues, Pricila Acacio; Magalhães, Elisângela Bezerra; Lima, Ivoneide Pinheiro de

A educação inclusiva está passando por um processo de renovação, antes os alunos com deficiência eram atendidos em estabelecimentos próprios, hoje eles têm direito a estudar em escolas regulares. Mas a inclusão não é apenas inserir esses alunos em escolas regulares e sim dá todo o suporte físico e metodológico. Pesquisas como Brandão e Lira (2010) apontam que alunos com problemas de visão podem compreender álge...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

A motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-...

Lima, Jacqueline da Silva; Magalhães, Elisângela Bezerra; Ferreira, Ana Virginia Conrado

A motivação é substancial a qualquer atividade humana. É compreendida como uma necessidade básica do homo sapiens - desse ser racional que busca se educar - reside na sua capacidade de “cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. A motivação de alunos e mestres está tão interligada que não é possível tratar de uma sem fazer referência à outra. A realização da aprendizagem, muito mais do que uma mera re...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

A EAD e as possibilidades reais para inclusão de discentes com deficiência visual

Magalhães, Elisângela Bezerra; Brandão, Jorge Carvalho

Num contexto de novos modelos de educação e diante das atuais tecnologias disponíveis para o ensino de pessoas com deficiência visual e de seus relativos usos nos âmbitos educacionais, esta artigo se propõe a apresentar um relato de experiência e as adaptações das aulas da disciplina de Álgebra Linear para pessoas com deficiência visual utilizando a EAD. Nesse sentido a pesquisa favorece ao debate sobre educaçã...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Educação profissional técnica pós LDB 9.394/1996: uma reflexão crítica

Gomes, Francilete Viana; Magalhães, Elisângela Bezerra

O presente artigo, trata-se do resultado de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de caráter bibliográfico que teve como objetivo favorecer uma discussão que relacione a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/1996 com o desenvolvimento da educação profissional técnica brasileira, apontando questões que oportunize a discussão, buscando despertar um interesse sobre a importância de se realizar mai...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais

Silva, Liliann de Fátima Sousa da; Magalhães, Elisângela Bezerra; Lima, Ivoneide Pinheiro de

Este estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala ...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Discentes com deficiência visual: estudo de caso com cálculo diferencial e inte...

Brandão, Jorge Carvalho; Silva, Miguel Ângelo da; Magalhães, Elisângela Bezerra

O presente trabalho mostra as estratégias utilizadas em uma disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharias, a qual é equivalente ao Cálculo Diferencial e Integral com uma variável, contemplando em uma das disciplinas duas discentes com baixa visão. Como metodologia, usou-se a eclética, isto é, dependendo do conteúdo a ser abordado e das especificidades de cada discente (com necessidades educativas especi...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Teorema de Pitágoras para estudantes da pedagogia na Universidade Federal do Ce...

Magalhães, Elisângela Bezerra; Brandão, Jorge Carvalho; Santos, Maria José Costa dos

Pretende-se por meio desse trabalho apresentar as reflexões e socializar os resultados obtidos durante a pesquisa feita com acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na disciplina tópicos de educação matemática, considerando que os conhecimentos matemáticos são essencial a sociedade atual, observar a respeito da matemática e se justifica mediante a compreensão das dificuldades que ...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Estudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequênci...

Magalhães, Elisângela Bezerra; Torres, Cícero Magérbio Gomes; Brandão, Jorge Carvalho

De que maneira podemos ensinar construções geométricas para discentes cegos incluídos em salas de aula regular? Com o objetivo de responder o questionamento, este artigo apresenta a vivência com 54 sujeitos que participaram de oficinas de matemática adaptada. Num total de 24 graduandos em pedagogia, 22 eram mulheres (20 cursando/concludentes) e 02 eram homens (graduados). Dos 30 matemáticos: 18 eram homens (08 ...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Novas estratégias e velhos erros: uma introdução ao cálculo para alunos de enge...

Brandão, Jorge Carvalho; Magalhães, Elisângela Bezerra; Costa, Emília Lima da

Este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usan...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

28 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date




Document Type







Access rights


Resource


Subject