Os enfermeiros no âmbito das boas práticas de cuidados elaboram um raciocínio para desenvolverem o processo de cuidados. Mas o modo como o desenvolvem durante a prestação de cuidados não é expresso pelos enfermeiros, e no mundo académico o processo tem sido pouco explorado. Motivo pelo qual decidimos investigar a dimensão processual do raciocínio clínico, pesquisando os conceitos que o suportam e as relações qu...
Os enfermeiros no âmbito das boas práticas de cuidados elaboram um raciocínio para desenvolverem o processo de cuidados. Mas o modo como o desenvolvem durante a prestação de cuidados não é expresso pelos enfermeiros, e no mundo académico o processo tem sido pouco explorado. Motivo pelo qual decidimos investigar a dimensão processual do raciocínio clínico, pesquisando os conceitos que o suportam e as relações qu...
A tomada de decisão é um tema que nos remete para várias questões, e por isso carece de uma maior reflexão e um conhecimento alargado sobre aquilo que os enfermeiros reconhecem como dados clínicos de referência, para as suas decisões e intervenções. Mas também um maior conhecimento da estabilidade desta informação, nos diferentes contextos clínicos e políticas de saúde. Porque há um conjunto de fatores que as p...
RESUMO Objetivo: avaliar os resultados de um programa formativo focado no bem-estar do idoso na perspectiva dos utilizadores, por meio da opinião sobre o impacto do programa no seu envelhecimento ativo. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma amostra intencional, constituída por 10 mulheres idosas. Entrevista realizada por focus group, gravada e transcrita, a qual constituiu o corpus da análise...
O pensamento crítico implica raciocínio e critica e constitui uma ferramenta para a compreensão da realidade e do conhecimento. Para que o estudante se torne pensador crítico é necessário que incorpore um conjunto de habilidades. A análise, a interpretação e a avaliação, são algumas, de forma a poderem examinar os diferentes processos sociais humanos: ideias, princípios, argumentos, debates, intervenções, entre...
O pensamento crítico implica raciocínio e critica e constitui uma ferramenta para a compreensão da realidade e do conhecimento. Para que o estudante se torne pensador crítico é necessário que incorpore um conjunto de habilidades. A análise, a interpretação e a avaliação, são algumas, de forma a poderem examinar os diferentes processos sociais humanos: ideias, princípios, argumentos, debates, intervenções, entre...
As enfermeiras no decorrer do processo de cuidados tomam múltiplas decisões, com diferentes objectivos, em curto período de tempo porque previnem, minimizam e corrigem situações clínicas instáveis. A problematização da clínica sugere que os modelos tradicionais baseados numa avaliação probabilística de determinado resultado ou da capacidade de processar a informação face a uma enunciada situação não têm poder e...
UNVEILING PROFESSIONAL KNOWLEDGES: A SCOPE OF HIGHER EDUCATION The practical knowledge has characteristics of a process with peculiar idiosyncrasies that require disruption with preconceived ideas, dialogue, negotiation and joint action. The knowledge underlying remains unclear despite of being what informs decision making. It is academia’s responsibility to unveil and nominate knowledge and that is the reason ...
A dimensão processual do raciocínio clínico para a tomada de decisão Maria Dulce Magalhães - Departamento de enfermagem Manuel José Lopes - Departamento de enfermagem Há hoje uma consciência muito clara da necessidade de minimizar eventos adversos na actividade clínica por razões clínicas, sociais, económico-financeiras e também académicas. Uma forma disso ser possível é tornar mais consciente o processo de rac...