6 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação qu...

Pacheco, José Augusto; Freire, Jacqueline Cunha; Assunção, Mariza Felippe; Maia, Ila Beatriz Silva

Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto ...


Rumo a uma escola digital, com professores

Pacheco, José Augusto; Maia, Ila Beatriz Silva

No âmbito da sociedade digital, a capacitação e inclusão digital das pessoas é uma prioridade política (Portaria n.º 30/2020, de 21 de abril) que passa, obrigatoriamente, pela existência de um plano de ação que reconfigurará a educação numa dimensão jamais imaginada, como prevê a Comissão Europeia (2020). É neste quadro de mudança que exploramos a governação digital da escola a partir desta questão-chave: No mo...


Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na rea...

Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; Sousa, Joana Raquel Faria; Maia, Ila Beatriz Silva

Partindo-se das opções políticas em educação na Ibero-América, este artigo incide na análise de medidas tomadas em Portugal em resposta à evolução da pandemia da COVID-19. Da análise teórico-conceptual ressaltam o uso sistemático da modalidade de ensino a distância e os efeitos que acentuam uma realidade educacional marcada pela desigualdade e exclusão. Baseado num estudo empírico, de natureza quantitativa, atr...


Práticas de autoavaliação. Um estudo sobre os relatórios do 3º ciclo de avaliaç...

Maia, Ila Beatriz Silva; Pacheco, José Augusto

Nesta comunicação são analisadas as práticas de autoavaliação no contexto do 3º ciclo da Avaliação Externas de Escolas (AEE), em Portugal, tendo como objeto de estudo quer o referencial da avaliação, quer os relatórios das escolas avaliadas até março de 2020. A partir da metodologia de natureza qualitativa, com recurso à análise documental, tendo por base o processo de elaboração do referencial e os relatórios ...


Práticas de inovação curricular no contexto da globalização: um estudo sobre os...

Maia, Ila Beatriz Silva; Rodrigues, Sofia

Se os processos de globalização provocam consequências e transformações em diversos setores da sociedade, a educação não fica à parte dessas mudanças, desde a elaboração das políticas públicas até as práticas escolares. O panorama da globalização é marcado pelo neoliberalismo ao nível económico, em que a valorização dos resultados numéricos é legitimada pela centralidade das políticas de accountability, que se ...


Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedag...

Pacheco, José Augusto; Sousa, Joana Raquel Faria; Maia, Ila Beatriz Silva

Partindo da questão “Que desafios curriculares e pedagógicos enfrenta a educação superior no século XXI, tendo em consideração a relação indissociável entre conhecimento e aprendizagem?”, neste artigo são abordados os conceitos de conhecimento e aprendizagem, perspetivados pelos desafios curriculares e pedagógicos que o século XXI coloca de um modo tão profundo a partir de dinâmicas de mudança, que encontram na...


6 Results

Queried text

Refine Results

Author








More optionsLess options

Date




Document Type




Funding



Access rights


Resource


Subject





















More optionsLess options