Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto ...
No âmbito da sociedade digital, a capacitação e inclusão digital das pessoas é uma prioridade política (Portaria n.º 30/2020, de 21 de abril) que passa, obrigatoriamente, pela existência de um plano de ação que reconfigurará a educação numa dimensão jamais imaginada, como prevê a Comissão Europeia (2020). É neste quadro de mudança que exploramos a governação digital da escola a partir desta questão-chave: No mo...
Partindo-se das opções políticas em educação na Ibero-América, este artigo incide na análise de medidas tomadas em Portugal em resposta à evolução da pandemia da COVID-19. Da análise teórico-conceptual ressaltam o uso sistemático da modalidade de ensino a distância e os efeitos que acentuam uma realidade educacional marcada pela desigualdade e exclusão. Baseado num estudo empírico, de natureza quantitativa, atr...
Nesta comunicação são analisadas as práticas de autoavaliação no contexto do 3º ciclo da Avaliação Externas de Escolas (AEE), em Portugal, tendo como objeto de estudo quer o referencial da avaliação, quer os relatórios das escolas avaliadas até março de 2020. A partir da metodologia de natureza qualitativa, com recurso à análise documental, tendo por base o processo de elaboração do referencial e os relatórios ...
Se os processos de globalização provocam consequências e transformações em diversos setores da sociedade, a educação não fica à parte dessas mudanças, desde a elaboração das políticas públicas até as práticas escolares. O panorama da globalização é marcado pelo neoliberalismo ao nível económico, em que a valorização dos resultados numéricos é legitimada pela centralidade das políticas de accountability, que se ...
Partindo da questão “Que desafios curriculares e pedagógicos enfrenta a educação superior no século XXI, tendo em consideração a relação indissociável entre conhecimento e aprendizagem?”, neste artigo são abordados os conceitos de conhecimento e aprendizagem, perspetivados pelos desafios curriculares e pedagógicos que o século XXI coloca de um modo tão profundo a partir de dinâmicas de mudança, que encontram na...