Partindo da distinção entre Objetivos de Aprendizagem de Competências, apresentam-se os princípios orientadores da taxonomia de Boom. Em particular, as suas dimensões, categorias e a definição de objetivos adequados ao processo cognitivo.
O presente texto sistematiza 15 dicas essenciais de netiqueta para comunicar com eficácia em fóruns, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Saber comunicar adequada e eficazmente em tais ambientes é uma competência fundamental do estudante online, para, num primeiro momento, criar laços na comunidade de aprendizagem e, depois, poder vir a contribuir de forma válida para a construção colaborativa do conhecimento...
Este Rep@ (Recurso Pedagógico Aberto), sob a forma de apresentação interativa, destina-se a todos aqueles que precisam de desenvolver competências para pesquisar, avaliar e selecionar as fontes de informação, presentes na internet, obtendo assim as mais credíveis e adequadas aos objetivos da investigação a desenvolver ou do trabalho a empreender.
Este relatório corresponde ao trabalho realizado pela Universidade Aberta no âmbito do contrato estabelecido com a FCT/FCCN para a elaboração de uma proposta de Matriz Técnico-Pedagógica inicial para a plataforma NAU, destinada a cursos online, massivos e abertos (MOOC). Segue a estrutura apresentada no caderno de encargos da entidade adjudicante.
O curso Português de Viva Voz, desenvolvido na Universidade Aberta de Portugal de acordo com os primeiros níveis (A1, A2, B1) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), estrutura-se num ambiente de aprendizagem próprio, que combina as vantagens das tecnologias de e-learning com uma conceção de competência comunicativa plural, em que os diversos aspetos que a compõem - linguísticos, sociocultu...
A distância pode constituir um espaço privilegiado para o ensino de línguas desde que haja condições para proporcionar um ambiente confortável e flexível para a sua aprendizagem. De facto, partindo do que hoje conhecemos sobre aquisição de uma língua não materna (LNM), é possível, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), construir ambientes didáticos para uma aprendizagem dinâmica, nos quais c...
O programa, aborda o Pretérito Perfeito do Indicativo para relatar eventos no passado e ainda os Pronomes Pessoais Objeto, conhecidos também como Pronomes Clíticos. Apresentação de alguns Museus de Lisboa.
Este programa aborda a construção de frases ativas e frases passivas. Percurso pela vila de Sintra.