34 documents found, page 1 of 4

Sort by Issue Date

A 5Ps approach to teaching and e-learning sustainability: the case of Universid...

Mapar, Mahsa; Nicolau, Paula Bacelar; Dias, Marco; Ferreira, Célia; Manuelito, Helena; Martins, Rute; Martinho, Ana Paula; Pereira, Pedro; Simão, João


Objetivos de aprendizagem: Taxonomia de Bloom

Moreira, Darlinda; Henriques, Susana; Manuelito, Helena

Partindo da distinção entre Objetivos de Aprendizagem de Competências, apresentam-se os princípios orientadores da taxonomia de Boom. Em particular, as suas dimensões, categorias e a definição de objetivos adequados ao processo cognitivo.


Boas práticas de comunicação e comportamento em ambientes virtuais de aprendiza...

Manuelito, Helena

O presente texto sistematiza 15 dicas essenciais de netiqueta para comunicar com eficácia em fóruns, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Saber comunicar adequada e eficazmente em tais ambientes é uma competência fundamental do estudante online, para, num primeiro momento, criar laços na comunidade de aprendizagem e, depois, poder vir a contribuir de forma válida para a construção colaborativa do conhecimento...


Como avaliar informação na Internet?

Carvalho, Madalena; Bastos, Glória; Manuelito, Helena

Este Rep@ (Recurso Pedagógico Aberto), sob a forma de apresentação interativa, destina-se a todos aqueles que precisam de desenvolver competências para pesquisar, avaliar e selecionar as fontes de informação, presentes na internet, obtendo assim as mais credíveis e adequadas aos objetivos da investigação a desenvolver ou do trabalho a empreender.


Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório final

Bastos, Glória; Rocio, Vitor; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Manuelito, Helena

Este relatório corresponde ao trabalho realizado pela Universidade Aberta no âmbito do contrato estabelecido com a FCT/FCCN para a elaboração de uma proposta de Matriz Técnico-Pedagógica inicial para a plataforma NAU, destinada a cursos online, massivos e abertos (MOOC). Segue a estrutura apresentada no caderno de encargos da entidade adjudicante.


Boas práticas para a produção de documentos de texto acessíveis

Manuelito, Helena; Silva, Maria de Fátima; Nunes, Margarida; Bastos, Glória


Português de viva voz : curso em e-learning de português língua não materna

Dias, Helena Bárbara; Manuelito, Helena; Morais, Armindo

O curso Português de Viva Voz, desenvolvido na Universidade Aberta de Portugal de acordo com os primeiros níveis (A1, A2, B1) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), estrutura-se num ambiente de aprendizagem próprio, que combina as vantagens das tecnologias de e-learning com uma conceção de competência comunicativa plural, em que os diversos aspetos que a compõem - linguísticos, sociocultu...


Iniciação ao português L2 a distância: um desafio possível

Dias, Helena Bárbara; Manuelito, Helena; Morais, Armindo

A distância pode constituir um espaço privilegiado para o ensino de línguas desde que haja condições para proporcionar um ambiente confortável e flexível para a sua aprendizagem. De facto, partindo do que hoje conhecemos sobre aquisição de uma língua não materna (LNM), é possível, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), construir ambientes didáticos para uma aprendizagem dinâmica, nos quais c...


Falamos português : museus de Lisboa

Bárbara, Helena; Manuelito, Helena; Rosário, Joana do; Prata, Ricardo

O programa, aborda o Pretérito Perfeito do Indicativo para relatar eventos no passado e ainda os Pronomes Pessoais Objeto, conhecidos também como Pronomes Clíticos. Apresentação de alguns Museus de Lisboa.


Falamos português : em Sintra

Bárbara, Helena; Manuelito, Helena; Rosário, Joana do; Prata, Ricardo

Este programa aborda a construção de frases ativas e frases passivas. Percurso pela vila de Sintra.


34 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date










Document Type






Access rights


Resource


Subject