The sustainability assessment within Higher Education Institutions (HEI) serves as a critical learning and capacity-building tool, fostering reflection on sustainability initiatives and advancing alignment with the Sustainable Development Goals (SDG). Current sustainability assessment tools include various indicators across different dimensions of sustainability implementation within HEI. However, there is a si...
O Grupo de trabalho de Educação e Curricula para a Sustentabilidade definiu no seu plano de atividades para 2024 a realização de um ciclo de webinars denominado “Horizontes Futuros: repensar o ensino e curricula para a sustentabilidade no ensino superior”. Estes eventos são de periodicidade trimestral, na forma de mesa-redonda e abordam a implementação da sustentabilidade no ensino e curricula nas Instituições ...
Higher Education Institutions (HEIs) have a central role in communicating sustainability within and beyond their campuses. However, there is still a lack of effective involvement in “communication for sustainability” at the Higher Education level. While sustainability has recently become a pivotal point in global discourses, its integration with effective communication pathways still reveals a notable gap. This...
Caraterizar as principais técnicas e práticas de educação para a sustentabilidade a serem aplicadas em qualquer contexto formal e não formal e nível de educação/formação.
O objetivo deste tópico é definir e discutir os principais conceitos associados ao desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável. Este guia resume as principais temáticas a abordar e remete para leituras obrigatórias sobre este tema e que se encontram disponíveis neste tópico.
Este tópico pretende abordar de forma cronológica as principais políticas, estratégias, planos, programas de desenvolvimento sustentável e de educação para o desenvolvimento sustentável, abordando numa perspetiva internacional, europeia e nacional.