19 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Um estudo exploratório de fatores associados à Alfabetização de crianças da 2ª ...

Marques, Cláudio de Albuquerque; Alves, Ana Paula Martins; Silva, Ana Maria Gomes da; Holanda, Maria das Graças Silva

Muito se tem discutido a respeito dos problemas que o sistema educacional brasileiro tem enfrentado. Quanto mais se aprofunda na busca de respostas para o baixo desempenho educacional dos alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio, mais evidências são geradas a respeito da origem deste problema: o início da escolarização das crianças. Sabemos da importância da alfabetização das crianças na idade a...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Avaliação do uso do computador como ferramenta de inclusão digital no Assentame...

Linhares, Elida Maria Miranda; Medeiros, Fabiana Cristiane de; Silva, Fábio de Carvalho; Marques, Cláudio de Albuquerque

A cada dia que passa novas tecnologias vão surgindo em todos os campos do conhecimento. O computador é um exemplo de tecnologia que auxilia o homem em vários aspectos. Na última década ocorreu um aumento significativo no que se refere ao uso do computador para comunicação à distância em tempo real, sem os atrasos causados por uma correspondência escrita, por exemplo. O computador é uma ferramenta cada dia mais ...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Avaliação da contribuição da educação de jovens e adultos para a inclusão social

Duarte, Patrícia Félix; Duarte, Priscila Leonice Moreira; Marques, Cláudio de Albuquerque

O contínuo processo de segregação da sociedade trouxe um quadro de extrema marginalização de determinadas classes sociais. Diante de alguns padrões de competências estabelecidos, o homem vive num constante momento de ajustes. Encontramo-nos na era da informação e, para tanto, exige-se que os cidadãos sejam letrados. O padrão pressupõe pessoas capacitadas para processar diversos tipos de saberes. As oportunidade...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

O intrumento de avaliação do PAIC 2007: um estudo comparativo entre o pré-teste...

Feitosa, Danielle Morais; Freire, Emanuella Sampaio; Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto; Marques, Cláudio de Albuquerque

Em função da acentuada situação de fracasso escolar e de exclusão social na qual se evidencia o analfabetismo nas escolas cearenses – suposto lugar destinado à erradicação desses problemas – estratégias de melhoria do ensino-aprendizagem se tornam necessárias e urgentes para a mudança desse quadro. A universalização do ensino tem sido um grande avanço, mas esse fato gera um grande desafio que é o de oferecer um...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e persp...

Marques, Cláudio de Albuquerque; Aguiar, Rui Rodrigues; Campos, Márcia Oliveira Cavalcante

O campo da avaliação educacional no Brasil tem se desenvolvido, sobremaneira, na última década. Atualmente, temos um conjunto complexo de avaliações de larga escala em todos os níveis de ensino, tais como Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (ENCEJA) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Programa Alfabetização na Idade Certa: busca pela qualidade no aprendizado da l...

Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto; Oliveira, Edivone Meire; Marques, Cláudio de Albuquerque

Apesar dos altos índices de escolarização, uma considerável parcela dos alunos da escola pública brasileira se encontra no estágio crítico e muito crítico no que se refere ao seu desempenho em Língua Portuguesa, notadamente à alfabetização, condição imperiosa às demais disciplinas escolares e ainda à vida em sociedades letradas (BRASIL, 2000, 2002, 2003, 2007). Historicamente, tem-se reduzido o problema do anal...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

A importância do pré-teste na construção de instrumentos de avaliação

Alves, Ana Paula Martins; Lima, Maria Leonir do Nascimento; Silva, Olívia Coelho da; Marques, Cláudio de Albuquerque

A eficácia na alfabetização de crianças ainda é uma das grandes preocupações das políticas públicas, no âmbito educacional, em nosso país. A escrita, a leitura e a compreensão textual são fatores determinantes nesse processo. Não se pode, no entanto, esquecer que uma não é independente da outra, pelo contrário, ambas se completam. Segundo Grossi (1990, p. 17), “a apreensão da psicogênese da alfabetização e a su...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

A necessidade da avaliação da consciência fonológica em nível de alfabetização

Viera, Meiriane Costa Lázaro Monteiro; Ribeiro, Ana Paula de Medeiros; Marques, Cláudio de Albuquerque

Para ler e escrever exige-se que o alfabetizando compreenda o sistema de crítica alfabética. Assim, a aprendizagem do sistema alfabético de leitura e de escrita pressupõe a habilidade de decompor e compor os sons da fala. Existe uma correlação positiva entre a consciência fonológica e a aprendizagem posterior em leitura. Desta forma, torna-se relevante a avaliação da consciência fonológica para o progresso futu...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

O PAIC 2008: breve relato do pré-teste da provinha do 3º ao 5º ano

Silveira, Eveline de Sousa; Assunção, Hirina Nathasha Medeiros; Beserra, Nágela dos Santos; Marques, Cláudio de Albuquerque

Em 2006, deu-se início ao Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), um convênio entre a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/CE), com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e de alguns dos municípios cearenses. Desde lá, esse programa vem se propondo a realizar atividades e ações que permitam a el...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

A importância do pré-teste na construção de instrumentos de avaliação

Alves, Ana Paula Martins; Lima, Maria Leonir do Nascimento; Silva, Olívia Coelho da; Marques, Cláudio de Albuquerque

A eficácia na alfabetização de crianças ainda é uma das grandes preocupações das políticas públicas, no âmbito educacional, em nosso país. A escrita, a leitura e a compreensão textual são fatores determinantes nesse processo. Não se pode, no entanto, esquecer que uma não é independente da outra, pelo contrário, ambas se completam. Segundo Grossi (1990, p. 17), “a apreensão da psicogênese da alfabetização e a su...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

19 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date





Document Type



Access rights


Resource


Subject