Dentro do imaginário, movido de dentro, pelos artistas, sente-se uma falta emergente de conteúdo artístico. A arte torna-se ressonância de desamor, encerra um vazio interior, esvaziado o humanismo e a vontade de partilha. Impõe-se um rasgar de imaginários, pois existe uma fome de imaginação, uma carência generalizada de arte, devido talvez a uma profunda ausência de amor. É uma crise epidémica, quase ausência g...
Nesta edição da Revista Estúdio reunimos 14 artigos dos artistas e criadores, ao mesmo tempo que recordamos Josep Montoya, de Barcelona, membro da Comissão Científica do Congresso CSO: Criadores Sobre outras Obras e par académico da Revista Estúdio, que não resistiu à COVID-19. Habituado a acompanhar em Lisboa os Congressos Criadores Sobre outras Obras, Pep deixou obra escrita tanto sobre os seus mestres, como ...
Da representação renascentista surge e propõe-se a sua vista condicionada dentro dos arranjos óticos da perspetiva. O personagem espectador começa a organizar o plano da representação.Do lado oposto, do seu antagonista, tem-se o autor, o novo narrador visual, o artista que se propõe revisitar. A proposta é de visita gentil e reveladora dos menos conhecidos e porventura mais valiosos. Trata-se de mergulhar na ob...
Nesta procura continuada de reunir escritos de artistas sobre outros criadores se reuniram neste número da Revista Croma dezasseis artigos que têm em comum a determinação interventiva e emancipada. Provoca-se o inconformismo, ensaia-se o pensamento. A intervenção advém do estatuto, do capital simbólico associado à autoria. O estatuto político da arte centra o artista e tona-o vocal. A sua perspetiva, a sua sínt...
Entre Lisboa e a América, encontra-se o pretexto para o conhecimento mútuo, para descobrir autores e artistas: a viagem torna-nos diferentes. A revista GAMA galga os muros e procura o reconhecimanto. O resultado, um acervo de informação sobre a arte de cá e de lá do Atlântico, de ontem, ou de há pouco. A revista GAMA não ficou no Quintal: saltou muros, brincou com os novos vizinhos, esfolou os joelhos, roubou l...
O tropicalismo arranca em 1967, através do corpo: a música de Caetano Veloso e Gilberto Gil, os vestíveis de Hélio Oiticica, as propostas teatrais de José Celso Martinez Corrêa e os cenários de Hélio Eichbauer. Hoje as coisas são um pouco mais complexas. Em tempo de redes sociais, os aspirantes ao poder fazem uso da sua imediatez para suscitarem reações epidérmicas, superficiais, populistas e de grande instanta...
Arte, vaidade, um novo olhar. Se há coisa que a arte inclua na sua definição é a sua vaidade: os homens morrem, a sua arte permanece, é cuidada, merece ser conhecida, ensinada, mostrada, protegida, divulgada. Neste propósito se justifica o projeto GAMA: há obras em risco de desconhecimento, outras que precisam de voltar a ser olhadas, outras ainda que não são conhecidas. A plataforma do Congresso CSO tem permit...
Educação Artística: integrar a inovação. A educação artística apresenta-se como um território a re-cartografar, numa atualização tão rápida quanto aquela que ocorre no campo artístico. As propostas publicadas neste número 11 da Revista Matéria-Prima trazem essa diversidade de abordagens, com novidades conceptuais que estabelecem as devidas relações entre educação e cidadania, participação, sustentabilidade, cul...
Há cegueira nos pintores? A escuta e revisitação dos trabalhos que nos antecedem permite acrescentar riqueza ao presente e ao alargar as opções para as intervenções do futuro. Este é um desígnio que nos importa onde a educação artística se entrecruza com a história da arte, na perspetiva de um passado que aos criadores é uma parte do seu corpo. A arte significa-se e ressignifica-se a cada resgate de uma obra pe...