72 documents found, page 1 of 8

Sort by Issue Date

Geology learning in East Timor: from the STS approach in secondary education

Bonito, Jorge; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; Marques, Luis

The Science, Technology, and Society (STS) approach in science education is crucial for fostering a more critical and contextualized understanding of the role of science and technology in society. The aim of this study is to analyze the explicit STS approach in the official curricular materials for teaching Geology in the 10th grade of secondary education in East Timor. A documentary study and an exploratory an...


A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste

Bonito, Jorge; Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Marques, Luis; Andrade, António Soares de; Medina, Jorge

O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de R...


A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste

Bonito, Jorge; Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Marques, Luis; Andrade, António Soares de; Medina, Jorge

O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de R...


Aprendizaje interdisciplinario en contexto: el Arouca Geopark

Rebelo, Dorinda; Soares, Rui; Bonito, Jorge; Morgado, Margarida; Medina, Jorge; Andrade, António Soares; Marques, Luis

Se presenta un proyecto interdisciplinario, desarrollado con estudiantes de 16-17 años de una escuela en el distrito de Aveiro, Portugal, a partir de un con-texto real en el Arouca Geopark. Se estableció una estrecha conexión entre las distintas interdisciplinaridades. Los resultados obtenidos fueron prometedores, señalándose la resolución de problemas en contexto por parte del alumnado.


Contributos do Pensamento de Edgar Morin para o Ensino de Ciência do Sistema Te...

Piranha, Joseli M. [UNESP]; Marques, Luis; Praia, João; Chaves, Idália Sá

Made available in DSpace on 2022-04-29T08:14:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-01-01; Departamento de Química e Ciências Ambientais UNESP - Universidade Estadual Paulista São José Do Rio Preto; Departamento de Educação Universidade de Aveiro; Departamento de Química e Ciências Ambientais UNESP - Universidade Estadual Paulista São José Do Rio Preto

Date: 2022   |   Origin: Oasisbr

Contestação e dúvida ambiental sobre a exploração do lítio em Portugal: Contrib...

Morgado, Margarida; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Rebelo, Dorinda; Marques, Luis; Andrade, António Soares de

A elaboração deste capítulo foi motivada pela preocupação com uma educação em ciências que, em sintonia com as atuais orientações defensoras da autonomia curricular, seja capaz de capacitar os alunos para poderem fundamentadamente participar em discussões relativas a temáticas, que estejam a merecer a atenção social. A problemática do lítio, que tem merecido espaço na comunicação social, é aqui tratada em três ...


Aprender geologia no ensino secundário de Timor-Leste: do manual do aluno do 10...

Bonito, Jorge; Rebelo, Dorinda; Andrade, António Soares de; Marques, Luis

O projeto Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste (2010-2013), previu os termos orientadores dos serviços científicos, técnicos e pedagógicos a prestar pela Universidade de Aveiro no desenvolvimento do referido projeto. Este projeto objetivava a conceção de um plano curricular para o ensino secundário geral em Timor-Leste (10.º, 11.º e 12.º anos) e de programas, manuais do aluno e gu...


e-CoVig: a novel mHealth system for remote monitoring of symptoms in COVID-19

Raposo, Afonso; Marques, Luis; Correia, Rafael; Melo, Francisco; Valente, João; Pereira, Telmo; Rosario, Luis; Froes, Filipe; Sanches, João

In 2019, a new virus, SARS-CoV-2, responsible for the COVID-19 disease, was discovered. Asymptomatic and mildly symptomatic patients were forced to quarantine and closely monitor their symptoms and vital signs, most of the time at home. This paper describes e-CoVig, a novel mHealth application, developed as an alternative to the current monitoring paradigm, where the patients are followed up by direct phone con...


CIDADANIA E EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS: SUBSÍDIOS DO TEMPO GEOLÓGICO

Martins, Luísa; Bonito, Jorge; Marques, Luis

Este estudo contribui para a melhor compreensão da reconhecida complexidade conceptual do tempo geológico e, particularmente, das suas implicações educacionais e civicas. As suas finalidades são: conhecer a relevância que os alunos atribuem à literacia cientifics, diagnosticar concepções acerca dos conceitos de tempo e de tempo geológico, identificar fatores condicionantes da sua respetiva compreensão e, ainda,...


PERSPETIVAS SOBRE O ENSINO DAS GEOCIÊNCIAS NO TERCEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO

Rebelo, Dorinda; Bonito, Jorge; Marques, Luis; Morgado, Margarida; Trindade, Vítor

Este capítulo desenvolve-se segundo três eixos estruturante: os dois primeiros explícitos e o último implícito. O primeiro eixo corresponde ao enquadramento concetual da Educação em Ciência e à contribuição da Didática para o ensino das ciências. O segundo diz respeito às abordagens didáticas de temas de Geociências lecionados na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico (7.º ano), para diferentes ambien...


72 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date













Document Type








Funding



Access rights



Resource










Subject