The Science, Technology, and Society (STS) approach in science education is crucial for fostering a more critical and contextualized understanding of the role of science and technology in society. The aim of this study is to analyze the explicit STS approach in the official curricular materials for teaching Geology in the 10th grade of secondary education in East Timor. A documentary study and an exploratory an...
O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de R...
O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de R...
Se presenta un proyecto interdisciplinario, desarrollado con estudiantes de 16-17 años de una escuela en el distrito de Aveiro, Portugal, a partir de un con-texto real en el Arouca Geopark. Se estableció una estrecha conexión entre las distintas interdisciplinaridades. Los resultados obtenidos fueron prometedores, señalándose la resolución de problemas en contexto por parte del alumnado.
Made available in DSpace on 2022-04-29T08:14:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-01-01; Departamento de Química e Ciências Ambientais UNESP - Universidade Estadual Paulista São José Do Rio Preto; Departamento de Educação Universidade de Aveiro; Departamento de Química e Ciências Ambientais UNESP - Universidade Estadual Paulista São José Do Rio Preto
A elaboração deste capítulo foi motivada pela preocupação com uma educação em ciências que, em sintonia com as atuais orientações defensoras da autonomia curricular, seja capaz de capacitar os alunos para poderem fundamentadamente participar em discussões relativas a temáticas, que estejam a merecer a atenção social. A problemática do lítio, que tem merecido espaço na comunicação social, é aqui tratada em três ...
O projeto Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste (2010-2013), previu os termos orientadores dos serviços científicos, técnicos e pedagógicos a prestar pela Universidade de Aveiro no desenvolvimento do referido projeto. Este projeto objetivava a conceção de um plano curricular para o ensino secundário geral em Timor-Leste (10.º, 11.º e 12.º anos) e de programas, manuais do aluno e gu...
In 2019, a new virus, SARS-CoV-2, responsible for the COVID-19 disease, was discovered. Asymptomatic and mildly symptomatic patients were forced to quarantine and closely monitor their symptoms and vital signs, most of the time at home. This paper describes e-CoVig, a novel mHealth application, developed as an alternative to the current monitoring paradigm, where the patients are followed up by direct phone con...
Este estudo contribui para a melhor compreensão da reconhecida complexidade conceptual do tempo geológico e, particularmente, das suas implicações educacionais e civicas. As suas finalidades são: conhecer a relevância que os alunos atribuem à literacia cientifics, diagnosticar concepções acerca dos conceitos de tempo e de tempo geológico, identificar fatores condicionantes da sua respetiva compreensão e, ainda,...
Este capítulo desenvolve-se segundo três eixos estruturante: os dois primeiros explícitos e o último implícito. O primeiro eixo corresponde ao enquadramento concetual da Educação em Ciência e à contribuição da Didática para o ensino das ciências. O segundo diz respeito às abordagens didáticas de temas de Geociências lecionados na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico (7.º ano), para diferentes ambien...