Sem resumo disponível.
The SMOOTH project is grounded in the collaboration between children, youth, children/youth and adults for the establishment of shared spaces that enable the co-production of knowledge and foster alternative modes of thinking among children, youth, and adults as interdependent subjects, considering both intra-generational and intergenerational relationships. Building upon the concept of Education as a Common Go...
[Excerto] Enquanto escola fundacional da Universidade do Minho, o Instituto de Educação (IE-UMinho) é hoje uma relevante e prestigiada instituição inserida no território e com uma alargada capacidade de influência nacional e internacional. O IE-UMinho é, com efeito, uma instituição de referência no ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos educacionais em Portugal, reconhecido nacional e internacionalmente...
Este artigo objetiva analisar o processo de constituição de um agrupamento de escolas portuguesas, a partir do Decreto n.º 75/2008, de 22 de abril. O estudo de caso nos ajudou a identificar e refletir sobre desafios da administração escolar, a partir de uma medida imposta pela tutela, sem participação significativa dos atores escolares no processo, bem como compreender como as relações entre estabelecimentos e ...
This article presents an action-research project from the EU-funded SMOOTH project, which focuses on the potential of Educational Commons to address educational inequalities. The project adopts an emergent paradigm that views spaces for collaboration, content co-creation, socialization, governance, and play as catalysts for reversing inequalities. The action-research, conducted in a disadvantaged non-formal edu...
A universidade tem um papel fundamental na formação de agentes criativos para o futuro. Há, porém, algumas dificuldades ainda a ultrapassar e verifica-se escassez de investigação acerca do tópico neste contexto. Perceber como os estudantes se posicionam face à criatividade pode, então, ser útil para facilitar o papel promotor da universidade na inovação. Diferenças culturais influenciam formas de pensar criativ...
Um clima criativo é um conceito frequentemente abordado na literatura e pode ser uma forma intencional de promover a criatividade, nomeadamente em contexto educativo. Proporcionar este clima criativo é fundamental desde o início do percurso escolar. Por seu lado, as representações, não sendo competências, podem condicionar atitudes e comportamentos, sendo relevante a sua avaliação, inclusivamente no âmbito da c...
O XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) realizou-se presencialmente (ainda que com a possibilidade de participação a distância), entre 15 e 17 de setembro de 2022, no campus do Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pela SPCE com a Escola Superior de Educação de Lisboa.
[Excerto] Prefácio: A educação sexual em contexto escolar e, em particular, com uma abordagem em torno da diversidade sexual, só muito recentemente começou a ser objeto de investigação na realidade nacional. Na verdade, du-rante muito tempo a educação sexual na escola pública portuguesa não consistiu numa politica educativa, e quando emergiu como tal caracte-rizou-se como uma política pouco consolidada, timida ...