30 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

Sociocracia 3.0: Um modelo de agilidade e resiliência aplicado ao núcleo académ...

Martins, Sílvia; Moreira, Nuno; Maiela, Ângelo; Roldão, Elisabete; Costa, Mónica Braúna; Faias, Joaquim

No processo de reativação do Núcleo Académico de Terapia Ocupacional (NATO) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), identificou-se a necessidade de um modelo de governança sustentável, que permitisse a manutenção da motivação e envolvimento dos seus membros, ao longo do tempo. Num núcleo académico (NA) que se pretende inclusivo e potenciador da diversidade dos seus elementos, estabeleceram-...


Reduced numbers of regulatory T cells in chronic heart failure seems not to be ...

Martins, Sílvia; António, Natália; Carvalheiro, Tiago; Laranjeira, Paula; Rodrigues, Ricardo; Gonçalves, Lino; Tomaz, Cândida; Paiva, Artur

Background T cells have been implicated in the development and progression of inflammatory processes in chronic heart failure (CHF). Cardiac resynchronization therapy (CRT) has beneficial effects on symptoms and cardiac remodeling in CHF. However, its impact on the inflammatory immune response remains controversial. We aimed to study the impact of CRT on T cells in heart failure (HF) patients. Methods Thirty-ni...


Formação em terapia ocupacional: desenho de um projeto de transformação curricu...

Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel; Moreira, Nuno

Introdução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocup...


Training in occupational therapy: design of a curriculum transformation project...

Martins, Sílvia; Vieira da Silva, Cristina; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel; Moreira, Nuno

Introduction: The development and redesign of curricula is seen as a key activity of higher education institutions. At the international and national level, there is an evident growing interest in research in curriculum design, and in creating diverse educational paths that correspond to the aspirations of the population's future and the needs of society. The paradigm shifts that have occurred in recent years m...


Formação de terapeutas ocupacionais em Moçambique: a parceria SCML/ESSAlcoitão/...

Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Moreira, Nuno; Dias, D.; Matimba, A.

Introdução: As parcerias para o desenvolvimento têm sido apontadas pela ONU como um dos objetivos do milénio e de desenvolvimento sustentável. Em 2007, constitui-se uma parceria para formar os primeiros terapeutas ocupacionais em Moçambique, respondendo às necessidades do país no apoio a pessoas com problemas de saúde mental e com sequelas de HIV/SIDA. Passados 14 anos da mesma, importa refletir sobre os fatore...


Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos: o processo de construção de um pr...

Dores, Artemisa R.; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Martins, Sílvia

Introdução: Os Núcleos Académicos (NAs) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) foram criados por associação livre de docentes e investigadores, e organizados por grandes áreas no âmbito das ciências da saúde. A ação dos NAs ocorre no âmbito da missão, fins e objetivos da RACS e o seu funcionamento regula-se pelos princípios de democraticidade. Até ao momento foram constituídos 17 NAs. No en...


Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das ...

Martins, Sílvia; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana P.; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Dores, Artemisa R.

Introdução: O projeto Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia (SiCiSaLus) surge por proposta da Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA) da Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), com o intuito de promover a colaboração entre as instituições membro desta rede. Este projeto, inspirado no Tuning Project*, tem como propósito a reflexão sobre o ensino/formação, investigação e profis...


Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das ...

Martins, Sílvia; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana P.; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Maria Alice Gois; Rosa, Marlene; Dores, Artemisa R.


Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das ...

Martins, Sílvia; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana P.; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Dores, Artemisa Rocha

O projeto Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia (SiCiSaLus) surge por proposta da Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA) da Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), com o intuito de promover a colaboração entre as instituições membro desta rede. Este projeto, inspirado no Tuning Project*, tem como propósito a reflexão sobre o ensino/formação, investigação e profissionalização...


Comissão coordenadora dos núcleos académicos: O processo de construção de um pr...

Dores, Artemisa Rocha; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Martins, Sílvia

Os Núcleos Académicos (NAs) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) foram criados por associação livre de docentes e investigadores, e organizados por grandes áreas no âmbito das ciências da saúde. A ação dos NAs ocorre no âmbito da missão, fins e objetivos da RACS e o seu funcionamento regula-se pelos princípios de democraticidade. Até ao momento foram constituídos 17 NAs. No entanto, o seu...


30 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date












Document Type






Funding



Access rights



Resource













Subject