As matérias-primas têm as marcas da sua origem, da sua localidade. Mas também é verdade que o centro de um processo educativo é não raramente desequilibrado pelas tensões hegemónicas e culturais. A reprodução do saber e da habilitação simbólica é uma das agências da hegemonia cultural. Perante os discursos hegemónicos, pós colonizadores, há propostas de resistência: a contextualização, o valor cultural local, a...
O crescimento carece de uma pedagogia, e educar é ao mesmo tempo algo de muito antigo, e de muito diferente. Neste ensejo, assinalam-se dois polos: o professor, os alunos. Mas a educação faz-se num contexto social, cultural, tecnológico, ambiental. Sobre isto conhecem-se alguns pontos de fixação que tornam a educação mais consequente e humanista. A Matéria-Prima, na Educação Artística, é exatamente o que parece...
This essay is divided in three parts: first, I contextualize the literary picture book as a hybrid cultural object, in which two both visual and verbal languages are integrated to produce meanings, causing a unique effect to the receptor, who is understood not only as an intelect-computative subject but also emo-affective. Such conceptions require an methodologic approach in literature teaching which takes in c...
The reading and writing process intermediated by the most recent Água Viva edition is the object of attention in this essay, which focuses Clarice Lispector’s piece of work, understood as a quite introspective text. I have analyzed it considering its behavior as discourse and how the impression of introspection emanates from it and is evaluated by the graphic object that fashions it, including the paratexts tha...