Apresentam-se os resultados de uma investigação que pretendeu perceber como é que a fotografia, num primeiro momento da história do fotojornalismo, consegue atrair leitores, servindo como montra dos principais acontecimentos políticos, económicos e sociais do país, onde, no início do século XX, 70 por cento da população era analfabeta. Num período político conturbado, publicações como a Ilustração...
Esta comunicação percorre a narrativa fotojornalística construída pela imprensa portuguesa em torno dos acontecimentos de 25 de Novembro de 1975, momento que põe termo ao chamado "Processo Revolucionário em Curso" (PREC). Durante a "Revolução dos Cravos" sucederam-se golpes e contragolpes, levados a cabo por forças políticas e militares, que divergiam sobre a natureza do regime político a implementar em Portuga...
Este livro reúne contributos resultantes de investigações realizadas no âmbito do projeto Para uma História do Jornalismo em Portugal (FCT- -PTDC/COM-JOR/28144/2017). Na primeira parte, tenta-se perceber como é que as imagens ocupam as páginas dos títulos mais relevantes da imprensa ilustrada, no período que medeia entre o fim da I República e os primeiros anos do Estado Novo (1926-1940), fortemente marcado pel...
A reflexão sobre o ensino do jornalismo assenta, frequentemente, na análise dos planos curriculares dos cursos e na auscultação dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Terá menor expressividade o trabalho que resulta de uma inquirição sobre o olhar dos futuros jornalistas relativamente à atividade profissional para a qual a academia, com os seus cursos de comunicação/jornalismo, os prepara. Com ...
A reflexão sobre o ensino do jornalismo assenta, frequentemente, na análise dos planos curriculares dos cursos e na auscultação dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Terá menor expressividade o trabalho que resulta de uma inquirição sobre o olhar dos futuros jornalistas relativamente à atividade profissional para a qual a academia, com os seus cursos de comunicação/jornalismo, os prepara. Com ...
O capítulo aqui apresentado pretende, em traços gerais, dar um contributo para entender o modo como as imagens ocuparam as páginas dos títulos mais relevantes da imprensa ilustrada durante o período compreendido entre a instauração ditadura militar (após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926) e os primeiros anos (até 1940) do regime do Estado Novo (correspondente à 2.ª República, institucionalizada pela Const...
The perspective of future journalists on the profession is important for a critical assessment of the way the academy, in its communication/journalism courses, prepares them. The results of a questionnaire survey to undergraduate and master's students of communication/journalism, from 11 Portuguese higher education institutions, point to a mismatch between perceptions about current journalism and future expecta...
This proposal is based on the analysis and interpretation of the results of a survey, in the 2019-2020 school year, to undergraduate and master’s students in Journalism at the academic institutions of Lisbon, about their perceptions of the journalistic field and its role in a democratic society. Journalism is meant to place the public good above all else and is still based on ethical values, such as truth, bala...
This paper intends to show how the images published in the press “tell” the coup of 25 November 1975, an event that ends a period of struggle (called PREC - Revolutionary Period in Progress) between the different political forces that tried to conquer power after the 25 April 1974 revolution.Shortly after the “Carnation Revolution”, occurred coups and countercoups, carried out by both radical and moderate polit...
O estudo das práticas jornalísticas constitui um terreno fértil de reflexão em torno dos desafios e obstáculos à transição e institucionalização da democracia portuguesa. Procurando contribuir para um melhor conhecimento sobre a profissão de jornalista naqueles meses de revolução, esta comunicação tem como principal objetivo apresentar os principais resultados de um projeto, em curso na Escola Superior de Comun...