A relutância europeia em assumir o padrão discursivo anglo-americano do jornalismo fez com que a incorporação plena do novo discurso jornalístico assumisse diferentes ritmos de implementação que traduzem realidades evolutivas distintas. Neste artigo, contribuímos para um estudo histórico e comparativo do discurso jornalístico português, através do estudo de caso de dois jornais regionais madeirenses da segunda ...
Em tempos de intensa mediatização, aparece o problema da potencial desfragmentação da memória perante um espaço virtual aberto e infinito. Compreender o papel da memória nas sociedades contemporâneas implica contemplar sua expansão mediatizada, responsável pela profusão e aceleração da produção de traços memoriais pelas sociedades. Este artigo apresenta as principais correntes de pensamento dos estudos da memór...
This paper contends the public sphere is a restrictive approach to public action. Despite the dysphoric development of the public sphere in post-modern societies, public action and communicative activity can easily be discerned if one recognizes that rational-critical deliberation is not the exclusive means to exercise it. I propose to separate what is an historical and idealized construct – the public sphere –...
There are three main schools for the study of the ethos: the pragmatic-discursive; the symbolic interactionist, and the rhetorical one. This paper aims to give an encompassing and fuller perspective on the rhetorical ethos that can be useful to the contemporary uses of the persuasive communication, including media communication such as advertising or marketing communication. Primarily, it outlines the conceptua...
A persuasão pelo carácter (Ethos) é frequentemente insinuada, aludida ou sugerida sem que, contudo, tal ocorra de forma necessariamente declarada. Trata-se, neste caso, de mostrar que o orador é digno de fé e, ao fazê-lo, procura-se que essa confiança induzida se derrame sobre as teses que submete ao assentimento do auditório. Contudo, esta demonstração não se reduz ao momento da enunciação. A Publicidade, enqu...