Recentes desenvolvimentos na educação médica refletem um grande movimento no sentido da educação baseada em competências (CARRACIO et al., 2002; GOVAERTS, 2008). Documentos curriculares e programas de treinamento recheados de termos como competência, educação baseada em competência e avaliação estão se tornando a regra. Mas quem procura incompetência? Ao movimento para competência tem-se atrelado grande confusã...
Background: An outcome-based curriculum helps to communicate expectations of performance to students and clinical teachers. The Mini Clinical Evaluation Exercise (mini-CEX) is a useful tool for workplace-based formative assessment. The objective of this study was to use workplace-based assessment and student feedback to evaluate an Obstetrics and Gynecology (Ob&Gyn) clerkship curriculum. Methods: A cross-sectio...
INTRODUÇÃO: O uso de logbook permite que estudantes documentem suas experiências clínicas durante determinado período de tempo, proporcionando dados quantificáveis. Essa ferramenta permite avaliar não apenas o desempenho do aluno, mas também se necessidades curriculares estão sendo supridas. OBJETIVOS: Avaliar o desempenho acadêmico e os objetivos de aprendizagem de estágio Internato em Ginecologia e Obstetríci...
Jogos educativos e simulações são experiências vivenciais que os aprendizes se transportam para outro mundo. Lá, aplicam-se conhecimentos, habilidades e estratégias na execução de seu papel atribuído. Avaliamos a formação de equipes através de uma dinâmica de grupo com jogo de bolas, tendo um acolhimento como objetivo inicial e, em seguida, uma discussão reflexiva, para fazerem um paralelo entre o jogo e as ati...
Introdução: Este artigo tem como fim expor os projetos de pesquisa do Laboratório de Habilidades – SECMED da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) em desenvolvimento de habilidades em educação à distância na área da medicina por meio de mídias sociais, e AVAs (ambientes virtuais de aprendizado) e redes de compartilhamento de arquivos, visando à flexibilidade de dois fatores cruciais...
No ensino médico, muitos desafios são enfrentados para a implantação de um modelo de avaliação. Nesse cenário, o Objective Structured clinical Examination (OSCE) tem se mostrado uma ótima ferramenta permitindo a simulação de cenários clínicos em estações tendo o aluno que cumprir tarefas específicas de habilidades de comunicação e de procedimentos avaliadas a partir de checklists. [1,2,3] Na instituição na qual...
Introdução: O presente estudo tem como base conceitos da teoria experiencial de aprendizagem desenvolvida por Kolb, o qual afirma que o aprendizado é um processo que decorre dos modos de apreensão e transformação da experiência e que a combinação desses modos de aprendizagem origina quatro estilos de aprendizagem: assimilador, divergente, convergente e acomodador. Objetivos: Determinar os modos e estilos de apr...
Objetivo: investigar os achados histeroscópicos e de biópsia endometrial em mulheres com diagnóstico de câncer de mama, virgens de tratamento, assistidas na Maternidade Escola Assis Chateaubriand – Universidade Federal do Ceará (MEAC-UFC), entre 2008 e 2015. Metodologia: série retrospectiva através de revisão de prontuário. Análise de dados realizada através do programa estatístico Epi Info. Resultados: quarent...
PURPOSE: To present a rat model of subcutaneous endometriosis for the study of pathophysiology and the effects of drugs. METHODS: Fifty three-month-old female Wistar rats (Rattus norvergicus) were distributed into one control group and four treatment groups: estradiol (2.5; 5; 10mg/kg sc), medroxyprogesterone acetate (0.5; 2; 5mg/kg sc), triptorelin pamoate (0.18; 0.56mg/kg sc) and acetylsalicylic acid (3mg/kg ...
PURPOSE: To investigate the effects of classical acupuncture (Ac) and electroacupuncture (EAc) on estradiol-induced inflammation and oxidative stress in health rodents. METHODS: Twenty-four eight-week old female rats were treated with estradiol valerate (EV) 4.0 mg i.m. single dose and randomly assigned to four groups (n=6): G1(control), G2 (Ac), G3 (EAc 2 Hz) and G4 (EAc 100 Hz). After 60 days all rats were an...