Abstract The justified purpose of the theme: The number of companies in the service sector has been increasing steadily in recent years. At the same time, consumers are increasingly demanding quality of services offered by the various providers in the market. Customer satisfaction is fundamental to the success of these organizations, and for this reason, the adoption of specific techniques for assessing quality...
RESUMO Este artigo investiga o perfil de uso inadequado em serviços de saúde pública no Brasil, através da análise das características do usuário e das circunstâncias de atendimento de usuários de call centers. São utilizadas informações de centrais de aconselhamento médico por telefone. Um modelo de regressão logística binária é proposto para estimar as relações entre o perfil do usuário, as circunstâncias de ...
The quality of the construction production process may be improved using several different methods such as Lean Construction, ISO 9001, ISO 14001 or ISO 18001. Construction companies need a preliminary study and systematic implementation of changes to become more competitive and efficient. This paper presents a multicriteria decision model for the selection and ranking of such alternatives for improvement appro...
Este artigo visa apresentar o desenvolvimento de um programa ambiental na resolução dos problemas existentes em uma empresa fabricante de embalagens de papel localizada no Estado de Pernambuco. O estudo foi conduzido na empresa no período de novembro de 2001 a novembro de 2002, quando foram abordadas todas as fases referentes ao Programa de Produção mais Limpa. Os resultados alcançados superaram as expectativas...
Sabe-se que, devido ao aumento da competição nacional e internacional, muitas empresas estão implementando Sistemas de Gestão da Qualidade baseadas nos requisitos da norma ISO 9001:2000, como forma de se tornarem mais competitivas. Neste trabalho, propõe-se um modelo de diagnóstico e implementação adaptável a diferentes tipos de sistema de gestão da qualidade, segundo a necessidade da empresa, combinando três a...
O programa de Produção Mais Limpa tem sido aplicado com sucesso na indústria manufatureira, entretanto, esta ferramenta está longe de ser adotada por empresas de prestação de serviço. Este artigo tem como principal contribuição caracterizar o desenvolvimento e a aplicação da Produção Mais Limpa na prestação de serviço, a partir da utilização da Metodologia de Checkland para estruturação de problemas. Essa metod...
Este trabalho visa avaliar o desempenho do setor agroindustrial canavieiro no Estado de Pernambuco no período entre 1987 e 1996, após a retirada dos incentivos concedidos pelo Proálcool, no qual o setor ficou mais exposto às condições de mercado. São apresentados aspectos da agroindústria açucareira, a contextualização atual do setor e conceitos importantes ligados ao tema. Em seguida, faz-se uma breve avaliaçã...
Este artigo apresenta um modelo baseado em três elementos fundamentais de um sistema da qualidade: a responsabilidade da Administração, os recursos humanos e materiais, e a estrutura do próprio sistema. Estes fatores possibilitam um diagnóstico objetivo dos elementos que compõem um sistema da qualidade. São apresentados os resultados obtidos numa pesquisa de campo em aproximadamente uma centena de empresas. Os ...