Um sistema de informação geográfica (SIG) corresponde a uma estrutura de organização e comunicação que permite compreender relações, padrões e tendências presentes no “nosso mundo”, através da visualização, questionamento, análise e interpretação de dados. Este trabalho tem como objetivos apresentar os conceitos, identificar e caraterizar as soluções de open source software e de proprietary software, e analisar...
RESUMO: A uma escala normal de trabalho de campo (1/25000), surgem problemas na representação cartográfica de algumas das unidades definidas no sinclinal de Buçaco-Penedos de Góis, que têm espessuras de 50 metros, ou menos. Foi necessário agrupá-las. Isto conduz-nos a uma sequência litostratigráfica apresentada neste trabalho para a maior parte das separações cartográficas já efetuadas por Delgado (1908), embor...
Recorrendo as imagens satélite de todo planeta Terra em que o seu histórico vai garantido pelas datas em que essas são disponibilizadas e registradas podem ser feitos vários estudos sobre a dinâmica superficial deste planeta. Nessa base, o objetivo deste trabalho é perceber a evolução da linha costeira nas praias da cidade da Beira em Moçambique, tendo sido escolhidas imagens datadas de 2004, 2012 e 2021. Com e...
GIS are an essential element in archaeology. Their use has become widespread for their potential to store, reference, analyse and visualise spatial information. Nonetheless, to the best of our knowledge, a systematic review of academic peer-reviewed publications related to the use of GIS, as a framework, in archaeology has never been presented before. Our goal in this work is to identify what has been published...
O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de R...
O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de R...
SUMMARY: At a normal fieldwork scale (1/25000) problems arise in the cartographic representation of some of the units defined in the Buçaco-Penedo de Góis syncline, which have thicknesses of 50 meters or less. It was necessary to group them resulting in a lithostratigraphic sequence for most of the cartographic separations already carried out by Delgado (1908), although with the designations created by later au...
Se presenta un proyecto interdisciplinario, desarrollado con estudiantes de 16-17 años de una escuela en el distrito de Aveiro, Portugal, a partir de un con-texto real en el Arouca Geopark. Se estableció una estrecha conexión entre las distintas interdisciplinaridades. Los resultados obtenidos fueron prometedores, señalándose la resolución de problemas en contexto por parte del alumnado.
A elaboração deste capítulo foi motivada pela preocupação com uma educação em ciências que, em sintonia com as atuais orientações defensoras da autonomia curricular, seja capaz de capacitar os alunos para poderem fundamentadamente participar em discussões relativas a temáticas, que estejam a merecer a atenção social. A problemática do lítio, que tem merecido espaço na comunicação social, é aqui tratada em três ...
Se presenta un proyecto interdisciplinario, desarrollado con estudiantes de 16-17 años de una escuela en el distrito de Aveiro, Portugal, a partir de un contexto real en el Arouca Geopark. Se estableció una estrecha conexión entre las distintas interdisciplinaridades. Los resultados obtenidos fueron prometedores, señalándose la resolución de problemas en contexto por parte del alumnado.