18 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo

Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Pereira, Susana; Estrela, Antónia

A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover um...


Enhancing primary teacher education: research-based development of a pedagogica...

Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Silva, Maria João; Melo, Nuno; Sarreira, Pedro

Pedagogical Content Knowledge (PCK), introduced by Shulman [1], is crucial for teaching quality and student outcomes [2]. Shulman [1], [3] highlighted PCK as the key difference between a subject matter expert and an effective teacher, requiring both deep content understanding and the ability to implement effective teaching strategies. Since its introduction, PCK has been further reconceptualized and developed b...


Implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e aprend...

Ferreira, Patrícia; Leite, Teresa; Melo, Nuno; Caseiro, Ana

Este capítulo incide sobre as perspetivas dos professores relativamente aos documentos curriculares emanados a partir de 2017, designadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO, 2017) e as Aprendizagens Essenciais (AE, 2018). A partir de 6 grupos focais, nos quais participaram 17 professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB), foi possível recolher dados sobre: (1) conceções ...


Desenvolvimento de competências para ensino na produção e consumo alimentar sus...

Soares, Aldina; Rodrigues, Alexandra; Farinha, Carla Sofia; Braz, Nídia; Melo, Nuno; Sarreira, Pedro


Mathematics in Environmental Issues: Research-based interdisciplinary practices...

Silva, Maria João; Rodrigues, Margarida; Melo, Nuno; Sarreira, Pedro

In this chapter, the authors present and assess, in the context of , the process and results of the implementation of an interdisciplinary didactic sequence on environmental and mathematics education, developed to promote preservice teachers research-based interdisciplinarity. The data were gathered, using participant observation and the reports produced by the preservice teachers' groups. The collected data we...


Looking at the food chain stakeholders: challenges and opportunities for sustai...

Rocha, Ada; Soares, Aldina; Rodrigues, Alexandra; Neto, Belmira; Farinha, Carla; Avelar, David; Alves, Elsa; Lima, João; Melo, Nuno


The Plant@ESELx Project and the participation of students in the characterizati...

Melo, Nuno; Telo, Carlos; Sarreira, Pedro

The Plant@ESELx Project is an intervention project in the exterior areas of the Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), which aims to enhance the institution's plant heritage and, at the same time, raise the awareness of the academic community to the importance of its preservation and for the didactic-pedagogical potential that it can have. Thus, the main plant species were inventoried, identified and ch...


O Projeto Plant@ESELx e a participação dos estudantes na caracterização do patr...

Melo, Nuno; Telo, Carlos; Sarreira, Pedro

O projeto Plant@ESELx é um projeto de intervenção nos espaços exteriores da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), que visa a valorização do património vegetal da instituição e, simultaneamente, a consciencialização da comunidade académica para a importância da sua preservação e para o potencial didático-pedagógico que o mesmo pode apresentar. No âmbito deste projeto, foram inventariadas as principais e...


Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do...

Melo, Nuno; Silva, Maria João; Valente, Bianor

Neste capítulo, descrever-se-á o processo de conceção, implementação e avaliação de uma atividade didática com o uso de sensores, centrada no papel das plantas na qualidade do ar interior, na Unidade Curricular “Mundo Vivo” da Licenciatura de Educação Básica. A utilização do sensor de dióxido de carbono possibilitou a monitorização, pelas/os alunas/os, da concentração de dióxido de carbono no ar, em diferentes ...


Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao es...

Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Maria

A investigação apresentada neste artigo desenvolveu um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a exploração da saúde ambiental na formação docente, utilizando eco-sensores em diversos espaços interiores e exteriores à escola. Os referidos cenários centram-se em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar, especificamente a concentração de dióxi...


18 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date












Document Type





Access rights



Resource




Subject