The career adaptation model helps to explain the process of transitioning from university to employment among college students. This study tested the invariance of the model for gender and for Portuguese and Brazilian cultural contexts. Participants included 638 students (69% women, 66.1% Brazilian), aged 18 to 56 (M = 23.78, SD = 20.33). Individuals’ adaptability resources, adapting responses, and adaptation r...
Considering the relevance of the development of socio-emotional and career skills to deal with educational and occupational transitions, this study aimed to evaluate the effectiveness of the Edu-Car Program, which purpose is the development of socio-emotional and career competence. From the quasi-experimental design with intervention and comparison groups, 116 high school students from the 10th year, of two pub...
Qualitative research on career success has been encouraged across different category of workers. This qualitative research sought to explore how do new graduates define career success and also highlight some implications for career counseling and Human Resources management. Sample included nine new graduates from two different regions of Brazil, divided in two focus groups. Discourse analysis based on interpret...
Este estudo objetiva descrever o perfil de interesses profissionais de estudantes de Engenharia Civil e apresentar dois estudos de caso. Participaram 49 universitários brasileiros (35, 72% homens, 14, 28% mulheres) com idades entre 20 e 54 anos (M=26.10; DP=7.0). Dados quantitativos e qualitativos foram obtidos por meio do Berufsbilder Test de Achtnich (BBT-Br, versão brasileira, de Jacquemin). Dois estudos de ...
O objetivo desse estudo foi analisar o poder preditivo da adaptabilidade de carreira na empregabilidade percebida, considerando o efeito mediador das respostas adaptativas nessa relação. Participaram da pesquisa 387 estudantes universitários. Para a coleta de dados foram utilizadas a Escala de Adaptabilidade de Carreira, a Escala de Desenvolvimento de Carreira de Estudantes Universitários e a Escala de Empregab...
Éxito en la carrera es un concepto con múltiples sentidos. Estudios cualitativos ha sido recomendados con distintos colectivos de los trabajadores. Esta investigación cualitativa buscó explorar cómo los nuevos graduados definen éxito en la carrera y también resaltar algunas implicaciones para la orientación profesional y la gestión de recursos humanos. La muestra incluyó nueve nuevos graduados de dos regiones d...
A adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método qua...
Considerando que a literatura aponta relações teóricas e empíricas entre os construtos interesses profissionais e personalidade, objetivou-se investigar correlações entre o Teste de Fotos de Profissões (BBT) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Participaram 906 universitários de ambos os sexos, com idade média de 23 anos (DP = 5,18). Correlações significativas foram observadas entre: o radical Z, a face...