77 documents found, page 1 of 8

Sort by Issue Date

O estudo de aula como processo formativo de futuros/as professores/as

Delgado, Catarina; Mendes, Fátima

Esta comunicação tem como propósito apresentar uma prática pedagógica desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores do ensino básico, que se baseou na realização de um estudo de aula, enquanto processo formativo, com vista ao aprofundamento do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) dos/das futuros/as professores/as. Esta prática envolveu docentes e futuros professores num traba...


Projeto ARTICULAR

Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa; Delgado, Catarina; Veiga, Mariana


Mudanças de práticas no ensino da matemática: contributos de experiências de en...

Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Martins, Maria Clara; Cruz Almeida, Pedro; Santos, Raquel

A partir de março de 2020, e considerando a pandemia associada à COVID-19, as Instituições do Ensino Superior (IES) tiveram de alterar o seu modo de funcionamento, adaptando-se e dando resposta urgente a desafios decorrentes do Ensino Remoto de Emergência que tiveram de implementar. Este capítulo visa a partilha de experiências de Ensino Remoto de Emergência, que decorreram durante os anos letivos 2019/20 e 202...


Desenvolvimento de competências de escrita académica e feedback: uma experiênci...

Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima


Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do ...

Serrazina, Maria De Lurdes; Rodrigues, Margarida; Mendes, Fátima

O professor precisa de ter um conhecimento profundo da Matemática que ensina, não apenas o “saber-fazer”, mas o ser capaz de apresentar explicações do porquê fazer, de analisar e compreender estratégias e soluções diferentes e de julgar a sua adequação (Ball & Bass, 2003). Assim, um dos objetivos da formação inicial é que os futuros professores aprofundem os seus conhecimentos, nomeadamente sobre a Matemática e...


A capacidade de noticing do pensamento algébrico dos alunos: um estudo na forma...

Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia

A capacidade de noticing é fundamental para as práticas do professor, pelo que é importante que a formação (inicial e contínua) promova oportunidades para que os formandos a desenvolvam. Em particular, é essencial que os (futuros) professores desenvolvam a capacidade de noticing do pensamento dos alunos, em domínios matemáticos específicos, como o pensamento algébrico.  O presente artigo tem como objetivo compr...


A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada e...

Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima; Henriques, Ana

O presente artigo consiste na revisão sistemática da investigação publicada na revista Quadrante, de 1992 a 2021, incidindo no ensino e aprendizagem de quatro grandes temas: números, geometria e medida, álgebra, funções e cálculo, e probabilidades e estatística. Foram selecionados 85 artigos, de natureza teórica ou empírica, onde se procurou identificar e discutir a incidência e os principais resultados da inve...


Desenvolver o raciocínio matemático dos alunos: práticas e desafios

Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima


Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infância

Pinto, Mariana Oliveira; Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa; Delgado, Catarina


Projeto ARTICULAR: uma experiência de articulação curricular na formação inicia...

Mendes, Fátima; Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Costa, Ana Luísa


77 Results

Queried text

Refine Results

Author





















More optionsLess options

Date





















More optionsLess options

Document Type










More optionsLess options

Funding



Access rights





Resource













More optionsLess options

Subject





















More optionsLess options