Healthcare professionals constantly face situations that reflect ecosystems’ degradation. These can negatively affect their mental health. Research suggests that hope and resilience can play an important role in this scenario, since they are related to/predict mental health in highly heterogeneous samples (considering geography, age, profession, health, etc.). In this context, the aims of the present study are ...
Introdução: A formação específica e adequada dos profissionais de saúde em comunicação clínica revela-se de extrema importância para uma boa relação comunicativa com o paciente. Objetivo: Analisar formações pós-graduadas e profissionais em comunicação clínica ou competências de comunicação, destinadas a fisioterapeutas, existentes em Portugal, através de uma análise comparativa documental. Métodos: Realizada pe...
Summary: Objective. Myofascial release (MFR) comprises a set of manual therapeutic techniques applied to many conditions, but specific evidence concerning its effects on body posture, muscle tension and voice has been lacking. Thus, the aim of this study was to verify the effects of MFR in teachers’ posture, muscular tension and voice quality. Study Design. Randomized controlled trial − crossover. Methods. Twen...
Introduction: Health professionals' specific and adequate training in clinical communication is of utmost importance for adequate communication with the patient. Objective: To identify and analyze postgraduate and professional training courses in clinical communication or communication skills, for physiotherapists, in Portugal through a documental comparative analysis. Material and Methods: Online research was ...
A elevada importância das competências de comunicação clínica/em saúde nas profissões de saúde, requer que o seu ensino seja introduzido ainda na aprendizagem pré-graduada. Para verificar se os programas/planos de estudo do curso de fisioterapia dos estabelecimentos de ensino superior português evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde e identificar unidades curriculares que o façam de...
Introdução: O processo terapêutico requer do fisioterapeuta competências para além das do domínio técnico. As competências de comunicação clínica/em saúde, comprovadamente em contínuo desenvolvimento desde a fase inicial de formação, determinam a importância do seu ensino pré-graduado. Objetivo: Avaliar a eficácia de um programa de treino de competências de comunicação clínica/em saúde para alunos de fisioterap...
Pretende-se contribuir para a divulgação da biblioterapia como um recurso útil para os psicólogos, recurso esse que se pode situar entre a arte e a saúde. Assim, define-se cada um dos conceitos em causa, apresenta-se uma perspectiva histórica sobre biblioterapia, bem como aspectos práticos ao nível da implementação e investigação, nacional e internacional, incluindo alguns estímulos.
background: A breast cancer diagnosis with all that it entails is a highly stressful moment for women. Chemotherapy is one of the main treatments for this type of cancer, and it also brings several side effects and physical changes that often lead to emotional distress and adjustment difficulties. This study aims to analyse the quality of life and psychosocial variables in women with breast cancer submitted to ...
Introdução: A elevada importância da comunicação clínica/em saúde como competência vital na prestação de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determinou a relevância do seu ensino, aconselhando-se que este seja introduzido na aprendizagem pré-graduada. Objetivos: Identificar, por consenso de peritos, as competências de comunicação clínica/em saúde a ensinar aos estudantes de fisioterapia, na sua for...
Introdução: a comunicação do fisioterapeuta com idosos com afasia é bastante desafiante. Objetivo: identificar as competências de comunicação mais importantes para serem desenvolvidas nos fisioterapeutas. Método: foi utilizada metodologia Delphi de quatro rondas. É um processo interativo, em várias etapas, reunindo as opiniões dos especialistas participantes a fim de fornecer um consenso sobre a área em estudo....