O livro - Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas e formação docente - pretende mostrar práticas exitosas com literatura infantil e juvenil nos vários segmentos educacionais, a saber: educação infantil, anos iniciais, ensino fundamental II e ensino médio. Este volume concentra-se em aprofundar as boas práticas de ensino em relação ao treinamento do leitor e à sua educação literária desde o i...
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Neste texto pretendemos apresentar alguns contributos que permitam reconstituir o percurso da literatura juvenil em Portugal, com particular incidência no período após a alteração de regime político em 1974. Assim, partiremos da discussão do conceito da literatura juvenil, das suas formas e contextos de legitimação, apresentando alguns dos momentos marcantes desse trajeto, com destaque para obras que possam est...
Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pósdoutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizad...
Na presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a discipl...
Neste artigo discute-se o problema da leitura e da formação de leitores no ensino superior, no Brasil e em Portugal, sendo nosso objectivo perceber se estes estudantes são ainda leitores em construção. A metodologia para a discussão centrou-se nas investigações em torno da formação leitora destes estudantes, o que permitiu chegar a algumas conclusões afins: são fundamentais estudos de maior dimensão nestas área...
O manual escolar é um importante recurso pedagógico no contexto de sala de aula, sendo frequentemente o único. Todavia, uma análise de livros didáticos de ensino de Língua Materna permite-nos detectar a existência de importantes obstáculos didáticos a uma efetiva aprendizagem da língua, mais especificamente da literatura em sua potencialidade humanizadora. Aqui apresentamos os resultados de um projeto que teve ...