O planejamento estratégico se tornou bastante freqüente em todos os tipos de organização. Nas últimas décadas, esta abordagem disseminou-se também na gestão das instituições de ensino superior. Contudo, seus resultados muitas vezes não são facilmente identificados nas nas organizações onde são utilizados. Vários são os problemas que podem estar afetando a prática do planejamento estratégico, que por sua vez car...
Entendendo o processo de autoavaliação como um dos componentes chave do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, objetiva-se com este artigo identificar e discutir os entraves que dificultam a sua execução no contexto IES. O suporte teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de gestão em IES, na teoria estratégica em organizações e sistemas complexos. A revisão da literatura aprese...
The present paper analyses the appearance and evolution of a voluntary organization with nuclear activities concentrated on the canvassing, training and allocation of voluntary work in Curitiba, on basis of the approach of the strategic management and presuppositions conceptual-theoretically of the Resource-Based View (RBV). In a first moment, in the conceptual-theoretical referential, there are articulated the...
Este trabalho tem o objetivo de analisar as práticas de gestão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, quanto à atração e retenção de alunos. O bem sucedido modelo de gestão de matrículas, implantado pela DePaul University, foi utilizado como referência no estudo. O contexto altamente competitivo vivenciado ...
As Instituições de Ensino Superior (IES), percebendo o acirramento da concorrência, reconhecem a importância de repensar sua forma de gestão, buscando uma visão mais competitiva e continuada. Assim, com o objetivo de contribuir para a gestão estratégica dessas instituições, especificamente as pertencentes ao sistema ACAFE, foi utilizada neste estudo a ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC). Algumas etapa...