In this paper, we present the results of a collaborative work experience between science students and humanities students at the University of Minho. The goal of this experiment was to introduce students to multimodal ways of communicating science in a space across disciplines. The methodology used was based on active learning scenarios, on the focus of multimodality as a pedagogical practice, and on the promot...
Segundo o artigo 3 da Carta da transdisciplinaridade, esta “faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados que as articulam entre si e que nos dão uma nova visão da natureza e da realidade”. Uma equipa de docentes de diferentes Departamentos da Escola de Ciências da Universidade do Minho publicou o livro “Ciências com Vistas – Uma Vis(i)ta Multidisciplinar” (2009), sob a forma de um guia de campo essen...
Apresentação efetuada no "ALC Meeting 2022", Braga, Portugal, 2022; [Excerto] Objectivos: • Apresentar um percurso pedestre ao longo do Vale das Sete Fontes em que a observação e a contemplação desse lugar permita interpretar a natureza à luz de vários saberes científicos; • Observar ativamente diferentes fenómenos que ocorrem revelando-os como fonte de conhecimentos e aprendizagens de cariz multidisciplinar.[…]
Laboratórios de Biologia, uma Unidade Curricular da Licenciatura em Biologia Aplicada, fornece ferramentas para investigação em Biologia fomentando competências transversais, essenciais ao trabalho colaborativo. Em 2019/20 estes objetivos foram acentuados com a colaboração de investigadores do International Iberian Nanotecnology Laboratory (INL) e a assinatura de um protocolo com a Escola de Ciências da Univers...
Pollution from sewage discharge is one of the most critical environmental problems worldwide, e.g., in Brazil, where basic sanitation is still scarce. As pollution can affect biomes, especially estuaries where intensive ecological and human activities occur, has caused widespread concern. This work aimed to study the water quality of the Jundiaí/Potengi Estuary (JPE) in an area close to the discharge of treated...
A preservação do meio ambiente e dos habitats naturais é fundamental à sustentabilidade do planeta e à Vida na Terra. A Biologia estuda a vida e a natureza sendo atribuída aos biólogos, uma responsabilidade acrescida na defesa do meio ambiente. Na Unidade Curricular de Laboratórios de Biologia (licenciatura em Biologia Aplicada - UMinho) adotou-se uma metodologia de aprendizagem ativa recorrendo a estratégias m...
SolanArt é uma galeria virtual composta por 11 ilustrações originais dedicada à Família Solanaceae. Foi criada para integrar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas 2021 que, dado o enquadramento pandémico, terá lugar exclusivamente online. Posteriormente, pretendemos que a galeria “cresça em várias direcções”. Mas como é que esta história começou? Ana Clara Cavalcante é aluna de Biologia Aplicada na UMinho...
Saber mais aqui https://stolscience.com/pubhd/; O PubhD Portugal é uma iniciativa de comunicação de ciência que aproxima a investigação científica da sociedade. Uma vez por mês, dois ou três alunos de doutoramento, de áreas diferentes, encontram-se num bar para falar da sua investigação, dos seus trabalhos, das suas descobertas e frustrações. Neste ambiente descontraído, projetos de várias áreas são apresentado...
a exposição virtual pode ser vista aqui https://www.youtube.com/watch?v=IPMhg62BjLo&t=109s; Os líquenes são seres vivos que resultam da união simbiótica entre fungos e seres fotossintéticos microscópicos, geralmente confundidos com musgos. Com elevada relevância biotecnológica em diferentes áreas, destacam-se pelo papel de bioindicadores ambientais. A alta sensibilidade de certas formas à poluição atmosférica e...
Supplementary material related to this article can be found online at https://doi.org/10.1016/j.rsma.2021.101676. The following is available online at www.mdpi.com/20763298/7/6/42/s1, Table S1: Metal enrichment factor (% EF) and geoaccumulation index (Igeo) estimated in sediment simple samples of Potengi river during dry (DS15 and DS16) and rainy (RS16) seasons of 2015 and 2016.; The Jundiaí-Potengi Estuary (JP...