8 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Avaliação externa, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educa...

Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.


Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qua...

Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.

A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo,nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”.Assim,esteestudovisouperceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios.A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo,tend...


Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qua...

Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa; Pacheco, José Augusto

A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo, nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”. Assim, este estudo visou perceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios. A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteú...


Centros escolares, supervisão pedagógica e colaborativa: perspetivas de educado...

Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa; Abelha, Marta

O artigo apresenta resultados atinentes a perspetivas de supervisão pedagógica e colaborativa de docentes, no contexto de um estudo de caso focalizado nos centros escolares (CE) de um agrupamento, cujos objetivos, entre outros, incluíam: Conhecer conceções e sentimentos de docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que lecionam em CE de um agrupamento acerca da supervisão colaborativa; Identif...


Supervisão pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal

Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Moreira, Osvaldo

Perante um contexto ainda pouco recetivo à supervisão pedagógica, mas assinalando mudanças e uma pressão crescente no sentido da sua valorização, o estudo realizado visou caracterizar as experiências e perspetivas de educadores de infância da rede pública em Portugal sobre a supervisão pedagógica. Foi aplicado um questionário previamente validado (GASPAR et al., 2019). Orientaram a pesquisa, perspetivas teórica...


Contributo dos centros escolares na melhoria das práticas docentes: equacionand...

Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa

A comunicação salienta dados de um estudo de caso único centrado na questão: até que ponto e de que forma os centros escolares, proporcionando a agregação de docentes e a supervisão colaborativa, terão repercussões na melhoria das práticas profissionais. O estudo valeu-se, numa primeira fase, da recolha de dados através da realização de entrevistas de grupo focal a 28 docentes da educação pré-escolar e do 1.º C...


Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo p...

Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves

A dissertação incide no estudo exploratório das repercussões da transição de professores e educadoras de infância de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento, sobre as suas vivências de supervisão entre pares, averiguando o eventual contributo para o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas, numa perspetiva de supervisão colaborativa, procurando responder à qu...


Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo p...

Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa

Este artigo avança dados preliminares de um estudo em curso sobre condutas colaborativas como forma de supervisão entre pares direcionada para a melhoria das práticas pedagógicas. A questão enfatizada é: até que ponto e de que forma a nova realidade dos centros escolares, proporcionando a agregação de docentes, terá repercussões nas suas práticas colaborativas e de supervisão. Os dados foram recolhidos em entre...


8 Results

Queried text

Refine Results

Author







More optionsLess options

Date





Document Type




Funding



Access rights


Resource



Subject





















More optionsLess options