Despite its newness, brand activism is an increasingly studied field, given the consecutive adoption of this strategy by large international brands. However, the concrete impacts of brand activism actions, particularly in terms of promoting social change (for example, by promoting attitudes in favor of society and the environment on the part of company stakeholders, such as consumers), have not yet been categor...
A comunicação organizacional tem vindo a sofrer alterações na sua operacionalização, ao longo dos tempos. Por outro lado, o tema do bem-estar tem estado na agenda de muitas organizações. Apesar disso, estes dois temas têm vindo a ser tratados individualmente, desconsiderando-se a sua eventual relação, havendo igualmente pouco investimento no que diz respeito ao contexto do ensino superior. Neste estudo de inves...
The XXI century is marked by the unprecedented digitalization of communication, and though the benefits of digital media are undeniable, their indiscriminate and uncritical use has brought disinformation, misinformation, fake news, hatred, and intolerance menacing the sustainability of tolerant, inclusive, and democratic societies. The UNESCO Chair on Communication, Media Information Literacy and Citizenship is...
A comunicação organizacional tem vindo a sofrer alterações na sua operacionalização, ao longo dos tempos. Por outro lado, o tema do bem-estar tem estado na agenda de muitas organizações. Apesar disso, estes dois temas têm vindo a ser tratados individualmente, desconsiderando-se a sua eventual relação, havendo igualmente pouco investimento no que diz respeito ao contexto do ensino superior. Neste estudo de inves...
Human type A rotavirus (RV-A) is world-recognized as the major pathogen causing viral gastroenteritis in children under 5 years of age. The literature indicates a substantial increase in the diversity of rotavirus strains across continents, especially in Africa, which can pose significant challenges including an increase in disease burden and a reduction of vaccines’ effectiveness. However, few studies have map...
Neste artigo é investigado o papel da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na construção da imagem de marca, utilizando a Disney como caso de estudo. Foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. No método qualitativo, foram analisados e comparados dois relatórios corporativos da The Walt Disney Company, datados de 2008 e 2022. No método quantitativo, foi aplicado um que...
O contínuo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) reorganizaram o modo como vivemos, comunicamos e aprendemos. Para as instituições de ensino superior, as TIC potenciaram o crescimento das modalidades do ensino a distância e a abertura de novos ambientes de aprendizagem, com recurso à educação digital. Como exemplo, os MOOC ganharam protagonismo a partir do movimento da educação abert...
A extensa disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a que temos assistido fez-se acompanhar de novas oportunidades e desafios. Uma sociedade conectada em rede e mediada por ecrãs acarreta a posse de competências específicas no que diz respeito a dispositivos eletrónicos que tendem, na sua maioria, a estarem menos presentes entre as gerações mais idosas. Contudo, a adesão das gerações mais v...
This chapter aims to examine how sustainability branding influences the reputation of a higher education institution (HEI) in Mexico through the use of organizational storytelling. The method employed for this study was a case study approach, involving 30 in-depth interviews conducted with students enrolled in the mentoring program. The interview script was based on the corporate reputation index (CRI) and was ...
O desenvolvimento adequado da linguagem é reconhecido como sendo elementar para que a criança desenvolva aprendizagens e competências sociais, emocionais e comunicativas em contextos inclusivos. A finalidade deste estudo exploratório consistiu em avaliar a linguagem de crianças de ambos os géneros, que frequentavam desde o ensino pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico e que estivessem abrangidos pela medida d...