O artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre a prática pedagógica, especialmente acerca da adoção crítica de objetos digitais de aprendizagem (ODA) na prática pedagógica no Ensino Médio. Assim, tem-se como principal objetivo apresentar as percepções docentes a partir da natureza bibliográfica, numa revisão sistemática de literatura. Para tanto, apontamos concepções dos ODA presentes na literatura cient...
Novos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa ...
New artifacts or pedagogical elements and new educational practices require diverse New technological artifacts, emerging pedagogical elements and new educational practices require diversified teacher training so that the context of digital culture is reflected and constructed in a transversal way. For research in the area of education aimed at teacher training, we have drawn methodological paths that dialogu...
As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) fizeram emergir na sociedade novos paradigmas e novos comportamentos, e, no campo da Educação, elas geraram novas formas e processos de produção, disponibilização e recepção do conhecimento, especialmente na Educação on-line, forma de educação mediada por tecnologias e pela internet. No entanto, as TDIC, não podem ser consideradas como mero aparato o...
Este artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital dos estudantes da Educação a Distância (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique. Objetiva-se perceber, sobretudo, como ocorre a literacia digital dos estudantes do curso on-line e como esta é compreendida por eles. Trata-se de uma pesquisa básica, de natureza qualitativa, porque busca compre...
Contemporaneous society lives ubiquity to its fullest. However, the ubiquity alone does not reflect the reality of today's society, but when it appropriates the flexible ability of communication in social organizations, integrated to the digital culture, reconfigures a deployed hypermobility, or the ubiquity of networks, thought, information, knowledge, communication. In this sense, the changes mediated by hype...
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, oferece ao público acadêmico,mais uma produção contemporânea repleta de reflexões sobre a convivênciahumana. Em, o "Medo líquido" publicado pela editora Zahar, com tradução deCarlos Alberto Medeiros, Bauman discorre sobre a vida no mundo líquidomoderno.Mas em que consiste este “medo líquido”? Qual seu alcance em nossasociedade? É possível estabelecer uma relação clara e nítid...