, Grade retention decisions are high‐risk because this practice can significantly affect students' academic and professional path and their socioaffective development. This study aimed to contribute to a better understanding of second‐grade retention decision‐making by exploring the factors the professionals consider during the retention decision‐making, their beliefs about the effectiveness of grade retention,...
Teachers have a complex and multidimensional system of socially constructed beliefs that influence their professional practice. Based on self-reported beliefs of 449 Portuguese primary teachers we explored the connectivity between grade retention beliefs and other psycho-pedagogical beliefs using a structural equation model. We also studied the psychological centrality of grade retention beliefs using a latent ...
Alguns autores sugerem que as altas taxas de retenção escolar observadas em alguns países se devem à crença nos benefícios desta prática. O presente estudo procurou compreender o efeito moderador que as políticas educativas das escolas sobre a retenção têm na relação entre crenças e práticas de retenção no 2º ano de escolaridade. Uma análise dos documentos orientadores de 66 escolas da Madeira, Portugal, identi...
A retenção escolar é uma tomada de decisão enquadrada num conjunto de documentos orientadores definidos quer pelo Ministério de Educação quer pela escola. Este estudo procurou compreender de que forma estes documentos guiam a tomada de decisão da retenção no 2.º ano de escolaridade. Foi realizada uma análise dos documentos orientadores de 68 escolas da Região da Madeira, Portugal. Foram analisados os objetivos ...
This study aimed to characterize and explore the relationships between future teachers’ beliefs about learning, assessment, and grade retention. One hundred and three students enrolled in primary teacher training (99% female, ages 19 to 49 years) answered a questionnaire. The results indicated that most future teachers had more positive beliefs about the constructivist teaching model than the transmissive one a...
Financiado por Fondos Nacionales a través de FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., bajo el proyecto UIDB/04372/2020
Financed national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects UIDB/04372/2020
Esta publicação integra-se no Projeto @DIC - PTN/UID4372-LEaD/022016 e teve financiamento de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020; O artigo apresenta uma proposta de trabalho para avaliação digital de competências com base no modelo hibrido de rotação por estações, para os alunos de 10º ano, na disiciplina de Física e Química A (FQA)....
O objetivo deste estudo foi caracterizar e explorar as relações entre as crenças de aprendizagem, avaliação e retenção escolar dos futuros professores. Responderam a um questionário 103 estudantes inscritos em cursos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico (99% do sexo feminino, entre 19 e 49 anos). Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores apresentaram crenças mais positivas em relação ao m...