Sem resumo disponível.
Sem resumo disponível.
Introdução: O terapeuta ocupacional é um profissional que está presente nas equipas de apoio à educação inclusiva. Reconhece que o estar e participar em atividades na escola, é uma das principais ocupações das crianças e jovens. Da sua ação é esperado que seja capaz de trabalhar de forma colaborativa, com foco na eliminação ou redução das barreiras à aprendizagem e inclusão. Objetivo: Pretende-se com este traba...
Introduction: The occupational therapist is a professional who is present in inclusive education support teams. They recognise that being and participating in activities at school is one of the main occupations of children and young people. They are expected to be able to work collaboratively, with a focus on eliminating or reducing barriers to learning and inclusion. Objective: The aim of this paper is to pres...
No processo de reativação do Núcleo Académico de Terapia Ocupacional (NATO) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), identificou-se a necessidade de um modelo de governança sustentável, que permitisse a manutenção da motivação e envolvimento dos seus membros, ao longo do tempo. Num núcleo académico (NA) que se pretende inclusivo e potenciador da diversidade dos seus elementos, estabeleceram-...
Introdução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocup...
O Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO), surge em 2017 com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da rede, na 1ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). No entanto, a sua efetividade e dinâmica teve início em 2021, estimulados pela Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos para apresentação do seu plano de atividades. Atualmente, e...
Background: Understanding soil nitrogen (N) dynamics is essential to find alternative N sources and improve N use efficiency in agriculture. Objective: The aim of this study was to assess N mineralization rates from residues of winter cover crops, during maize crop season, under Mediterranean conditions. Methods: A field experiment was carried out from May to September in central Portugal, with four replication...
Introduction: The development and redesign of curricula is seen as a key activity of higher education institutions. At the international and national level, there is an evident growing interest in research in curriculum design, and in creating diverse educational paths that correspond to the aspirations of the population's future and the needs of society. The paradigm shifts that have occurred in recent years m...
O sucesso de uma modelação 3D detalhada e fidedigna de edifícios existentes para aplicação em projetos BIM (Building Information Modeling), requer uma caracterização fiel do ativo de forma a identificar e respeitar as irregularidades geométricas inerentes ao seu processo de construção. Para verificar esta necessidade tem sido crescente a utilização da tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging) através de le...