A Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender ao...
Neste artigo, as idéias estão divididas da seguinte forma: primeiro, são expostos alguns dos principais conceitos da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), como pré-compreensão (Vorverständnis), tradição (Tradition), consciência histórica (Wirkungsgeschichte), fusão de horizontes (Horizontverschmelzung) e linguagem; depois, é discutido o papel de Gadamer na “reviravolta hermenêutica”, e como...
ATAÍDE, Márcia Barroso Camilo de; DAMASCENO, Marta Maria Coelho; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. O mundo dicotomizado do diabético jovem: reflexão filosófica à luz do pensamento de Merleau-Ponty. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 1, n. 41, p. 31-37, 2001.; The diabetes mellitus insulin dependent is a chronic-degenerative disease, characterized by endocrine-metabolic abnormalities and because of ...
The object of this work is to access the interest and the literaty performance of children who took part in a special project elaborated by professionals of the Rachel de Queiroz library for infant literature, in the Social Services of Ceará in Fortaleza. The study interviewed 16 children as well as their parents and teachers. Phenomenology was used as the theoretic reference, and an effort was made to get snsw...
BARRETO, José Anchieta Esmeraldo; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Cuidado com os idos de março. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 149-172, 1989.; A questão lógica da indução, no período contemporâneo, tem sido uma preocupação daqueles que procuram uma fundamentação mais segura para os procedimentos científicos. Na tentativa de superar a certeza de BACON e o ceticismo de HUME, os pens...
MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Na realidade... a verdade jaz num abismo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 01-19, 1991.; Um dos problemas básicos da filosofia do conhecimento diz respeito à justificação das leis e teorias científicas. Como saber se uma determinada lei ou teoria pode ser ou não considerada verdadeira? Tradicionalmente a resposta a est...
MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira; CABRAL, Mário André Machado. Gadamer, reviravolta hermenêutica e direito. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.29, n.1, 2009, p.139-154.; In this paper, the ideas are exposed in the following way: firstly, it is shown some of the special concepts of the Hans-Georg Gadamer’s (1900-2002) philosophical hermeneutic, such as foreunderstanding (Vo...
LEITE, Raimundo Helio; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Visões convergentes entre formandos de direito da Universidade Federal do Ceará e magistrados em cursos de pós-graduação lato sensu. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.27, 2007, p.305-315.; This paper analyzes interviews of students of a Law School undergraduate course and magistrates who frequented specialization co...
LEITE, Raimundo Helio; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Norma: convergência entre filosofia, direito e educação. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, fortaleza, v.24, 2005, p.87-96.; This article is base on chapter eigth of Raimundo Helio Leite’s doctoral thesis.The object of this thesis was the accesssment of the improvement and specialization courses offered by Magistrate’s School in ...
MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira; LEITE, Raimundo Helio. A experiência dos mestrandos em direito da Universidade Federal do Ceará em pesquisa empírica predominantemente qualitativa. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.26, 2007, p.239-253.; This paper tells the experience of five graduate students of the Master’s Graduate Course of Master’s of Law School of the Federal Unive...