139 documents found, page 1 of 14

Sort by Issue Date

Monitorização com base no currículo em escolas inclusivas em Portugal: implicaç...

Ribeiro, Leonor Chaveiro Duarte; Martins, Ana Paula Loução; Morgado, José Carlos

Disponibilidade de dados: todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo está disponibilizado no Repositório de Dados da Universidade do Minho em: https://doi.org/10.34622/datarepositorium/DBAX7A.; Esta investigação teve como objetivos conhecer as características dos resultados de uma monitorização-com-base-no-currículo para a leitura, analisar o impacto das variáveis agrupamento de escola ...


Cognitive auditory training: Comparative impact of telerehabilitation and In-pe...

Vendruscolo, Vanissia; Cruz-Santos, Anabela; Morgado, José Carlos

Cognitive auditory approach has been shown effective in assessment and intervention with children with Central Auditory Processing Disorders (CAPD). Objective: To compare the intervention methods: telerehabilitation for synchronous auditory training through an Online Cognitive Auditory Training Program, with the traditional rehabilitation method, called acoustically controlled auditory training, carried out in ...


PAC e adaptação curricular: o que os professores precisam conhecer

Vendruscolo, Vanissia; Cruz-Santos, Anabela; Morgado, José Carlos

[Excerto] A comunicação entre fonoaudiólogos e educadores e os benefícios dos encaminhamentos com diagnóstico precoce é de fundamental importância nas séries acadêmicas iniciais. Considerando a diversi-dade dos bancos escolares, torna-se fundamental que parcerias ocor-ram, na tentativa de proporcionar um processo de ensino-aprendi-zagem cada vez mais dinâmico e que atenda às demandas de cada criança (Bello et a...


Tecnologias móveis como estratégia de desenvolvimento e (re)encantamento profis...

Morgado, José Carlos; Bento, Marco; Freires, Thiago

As primeiras décadas do século XXI vieram reforçar a consolidação das tecnologias como recurso desejável e incontornável em diferentes esferas da vida social. De igual forma, no campo da educação, a inovação e a mudança das práticas curriculares têm sido reconhecidas como essenciais para que a educação e, em particular, as escolas consigam responder às exigências de uma sociedade que, vincada à economia do conh...


Smart education as empowerment: outlining veteran teachers’ training to promote...

Morgado, José Carlos; Lencastre, José Alberto; Freires, Thiago; Bento, Marco

Within the enhancement of technology and its ongoing integration into formal education setting, learning environments have been challenged to operationalize and arrange systems that engage pedagogy and technology together. The nature of this ongoing transformation is closely related to the paradigms that reign in the twenty-first century, in a scenario of what is now called a Fourth Industrial Revolution. Schoo...


Telerreabilitação em crianças com TPAC: um estudo exploratório no Brasil

Vendruscolo, Vanissia; Cruz-Santos, Anabela; Morgado, José Carlos

A telerreabilitação é o método pelo qual se utilizam tecnologias de comunicação para prover reabilitação à distância (SPINARDI et al., 2009), com evidências crescentes de que seus efeitos levam a desfechos clínicos semelhantes ou melhores quando comparados às intervenções convencionais (KAIRY, LEHOUX, VINCENT, & VISINTIN, 2009). A notória necessidade deste tipo de abordagem no Brasil é atribuída às suas dimensõ...


Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na rea...

Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; Sousa, Joana Raquel Faria; Maia, Ila Beatriz Silva

Partindo-se das opções políticas em educação na Ibero-América, este artigo incide na análise de medidas tomadas em Portugal em resposta à evolução da pandemia da COVID-19. Da análise teórico-conceptual ressaltam o uso sistemático da modalidade de ensino a distância e os efeitos que acentuam uma realidade educacional marcada pela desigualdade e exclusão. Baseado num estudo empírico, de natureza quantitativa, atr...


Educational transformations in pandemic times: from social confinement to curri...

Morgado, José Carlos; Sousa, Joana; Pacheco, José Augusto

Education today faces a series of challenges, resulting from the crisis caused by the pandemic COVID-19. The change in the way teachers work is a good example, because of the social confinement that this crisis has generated, and in the context of an emergency, classroom teaching has given space to online teaching, a modality that is accelerated in a way intense in the transition to the digital society or the p...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isol...

Morgado, José Carlos; Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto

A educação confronta-se hoje com uma série de desafios, resultantes da crise provocada pela pandemia COVID-19. A mudança da forma de trabalho dos professores é um bom exemplo, já que, por causa do confinamento social que essa crise gerou, e no contexto de medidas de emergência, o ensino presencial deu lugar ao ensino online, uma modalidade que é acelerada de modo intenso em transição para a sociedade digital ou...


Currículo, inovação e flexibilização em educação

Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; Viana, Isabel Carvalho

[Extrato] A crescente complexidade social que se faz sentir nas escolas exige uma organização racional e flexível, nos sistemas educativos, que permita o desenvolvimento da sociedade coeva. O respeito pela complexidade das práticas educativas implica que as reformas acompanhem e, sobretudo, fomentem a capacidade de resposta aos desafios impostos. Ao invés da busca pela redução da complexidade, urge a análise da...


139 Results

Queried text

Refine Results

Author





















More optionsLess options

Date




















More optionsLess options

Document Type








More optionsLess options

Funding



Access rights



Resource










More optionsLess options

Subject





















More optionsLess options