Solving a problem requires and promotes a diversity of competencies, which include conceptual knowledge, technical and methodological knowledge, and transversal competencies. Everyday STEM-relevant problems are contextualized, ill structured, and multidisciplinary in nature. By focusing on daily life issues, they promote students’ engagement in the problem-solving process and enable them to perceive how science...
[Excerto] Introdução A afirmação de que a educação é um direito de todos os cidadãos tornou-se um lugar comum, em parte devido ao fato de as metas de desenvolvimento sustentável (UN, 2015) reconhecerem esse direito. No entanto, a meta quatro realça o fato de, não só dever ser facultada educação a todos os cidadãos, mas de essa educação dever ser uma educação de qualidade articulada com o ambiente em que os alun...
Contextualised learning is required for learners to master successfully the ‘big ideas’ of science and to perceive the relevance of science education. Science curricula can either foster or impair teaching for contextualised learning depending on what science they plan to be taught and the way they recommend this to be done. This paper presents an analysis of the Portuguese science curriculum that aims at ascer...
O aumento da concentração populacional nas cidades é reconhecido como um dos principais desafios contemporâneos. Os espaços verdes urbanos (EVU), contribuem para responder tal desafio, proporcionando benefícios ecológicos, sociais, económicos e estéticos. Por sua considerável área de EVU, é objeto de estudo a freguesia de Benfica em Lisboa, Portugal. O estudo consiste em identificar as características dos EVU d...
Nos últimos anos, o conhecimento tem evoluído a um ritmo alucinante, pelo que as aprendizagens realizadas por qualquer profissional durante a sua formação inicial ficam rapidamente desatualizadas. Por isso, a formação inicial precisa, cada vez mais, de ser encarada como o início de um percurso formativo que deve ser contínuo e, por isso, ocorrer ao longo de toda a vida profissional. No entanto, esse percurso ne...
In an uncertain world that is rapidly changing economically, socially and culturally, cities and territories have become the common ground for resilient breakthroughs in the policies and practices of planning and design. These extreme times urge us to shift towards renewed actions in urban and less urbanised territories. Societal changes, disparities in population growth and incomes and consequential impacts on...
O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (EOABRP) requer que o aluno assuma a responsabilidade pela construção dos seus conhecimentos a partir da resolução dos problemas. As mudanças substanciais no papel desempenhado pelo aluno, muito diferente daquele que lhe é exigido em outras formas de ensino, justifica que se analisem as suas opiniões sobre o EOABRP. O objetivo deste estudo...
É consensual entre os especialistas na Educação em Ciências que os cidadãos cientificamente literatos precisam ser capazes de resolver problemas e fazer questões sobre as várias dimensões do seu próprio ambiente a fim de resolver problemas relacionados com a sua saúde e ambiente, entre outros. Dado o importante papel desempenhado pelos Manuais Escolares na Educação em Ciências, e pela importância emergente do u...