Data de 1943-1944, o período de produção do discurso literário Animal Farm, de George Orwell, traduzido do inglês para o português, primeiramente, por Heitor Aquino Ferreira, em 1964, com o título A Revolução dos Bichos. A tradução possibilitou a leitores, usuários do português, o acesso a um discurso de posicionamento revolucionário, textualizado por meio do gênero literário fábula e de estratégias linguístico...
O discurso publicitário na contemporaneidade pode ser considerado, por excelência, um lugar de embate, onde podemos observar o polêmico, os valores contraditórios e o controverso entre o global e o local. Nesse sentido, este artigo visou a examinar o estatuto mimotópico e a constituição da cenografia do discurso publicitário de empresas de seguro de vida. Tencionamos responder uma questão que gira em torno dess...
Em contribuição aos estudos enunciativo-discursivos propostos, especialmente por Maingueneau, analisamos o discurso literário Maré Memória, de José Chagas, verificando como ele se situa enquanto constituinte e como opera nele a paratopia. Maré Memória foi escrito em 1973, e retrata, de maneira crítica, o abandono econômico-social do mangue e a desigualdade social em Recife. Os questionamentos expressos por José...
Made available in DSpace on 2015-08-21T17:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010; Os Estatutos da Academia Brasílica dos Renascidos tratam dos deveres cabí- veis aos membros e fornecem as bases para o entendimento de uma das agremia- ções mais bem organizadas do Brasil Colonial, no mesmo instante em que se tornam fundamentais para a compreensão da dimensão histórica, política e científica ...
The objective of this paper is to analyze the semantic genesis of the composition of the discursive universes in establishing what we call networks of intra and extra-readings, builders of the interdiscourses responsible for the meanings in the work Sleepwalking Land by Mia Couto. The reflection is based on the Discourse Analysis (DA), especially from the French trend, from the precepts of Maingueneau (2008) in...
In this paper, we analyze, by means of analysis of the modal markers, how the discursive ethos is formed in the scenographyestablished in a computer-mediated communicative situation in teaching and learning. We believe that the ethos of speakers built into the Internet, in a educational digital genre forum can avail themselves of interactional strategies, that assist in establishing a greater degree of collabor...