Dividida em quatro capítulos, a presente tese se propõe a ser uma reflexão sobre o processo criativo em artes visuais, a partir do meu testemunho como criador. Tendo como base a produção desenvolvida durante a pesquisa – conjuntos fotográficos, obtidos a partir de imagens cinematográficas, vertidas para vídeo – estabeleço relações com a minha produção anterior, bem como com as obras de diversos artistas. Muitos...
Dividida em três capítulos, a presente dissertação se propõe a ser uma reflexão sobre o processo criativo em artes plásticas, a partir do testemunho do criador. É apresentada a trajetória artística, como base da produção atual, tendo como fio condutor a Memória Afetiva e a questão da Mestiçagem Cultural, a tentativa de Sincretismo entre ícones da Cultura Popular, da Cultura de Massa e da Cultura Erudita. Os pro...
Nesta edição da Revista Estúdio reunimos 14 artigos dos artistas e criadores, ao mesmo tempo que recordamos Josep Montoya, de Barcelona, membro da Comissão Científica do Congresso CSO: Criadores Sobre outras Obras e par académico da Revista Estúdio, que não resistiu à COVID-19. Habituado a acompanhar em Lisboa os Congressos Criadores Sobre outras Obras, Pep deixou obra escrita tanto sobre os seus mestres, como ...
Mais numerosas, as imagens são hoje menos valiosas. Qual o valor de uma imagem no ecrã? Para se libertarem da desvalorização icónica os intervenientes artísticos utilizam outros meios expressivos, novos suportes, procurando alternativas. E quem sabe: abandonam as imagens, ou misturam a sua substância com componentes relacionais, educacionais, interventivos, conceptuais. Talvez seja esta uma ocasião de se reflet...
Arte, vaidade, um novo olhar. Se há coisa que a arte inclua na sua definição é a sua vaidade: os homens morrem, a sua arte permanece, é cuidada, merece ser conhecida, ensinada, mostrada, protegida, divulgada. Neste propósito se justifica o projeto GAMA: há obras em risco de desconhecimento, outras que precisam de voltar a ser olhadas, outras ainda que não são conhecidas. A plataforma do Congresso CSO tem permit...
Criação, da emancipação ao resgate A criação pode traduzir-se como a transformação de pensamento em coisa. Quando os materiais ganham um sentido mercê de uma reorganização, uma intenção, esses materiais podem ser lidos.A arte tem uma prerrogativa sobre a utilidade: dispensa-a ontologicamente. Mas essa utilidade contraria-se na sua materialidade: qualquer peça de arte, aclamadamente inútil no seu valor facial, e...
O quarto número da Revista GAMA percorre, no campo dos Estudos Artísticos, instâncias de memória e de enraizamento, problematizando o futuro através das questões resgatadas, de ontem. Dá-se seguimento ao rumo inicial desta revista, onde artistas escrevem sobre obras de outros artistas, mas agora tem-se uma melhor delimitação e focagem no que respeita ao uso criativo ou acidental da diacronia e suas interligaçõe...