The goal of this article is to discuss an experiment on teaching strategies for solving addition problems, carried out with students in their 6th year of primary education. The theoretical background is based on the ideas of Vergnaud to address the Conceptual Field of Addition and Humphreys and Parker for the discussion on solution strategies. This discussion uses data related to the solution strategies applied...
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Itabaiana; O presente trabalho apresenta nossas impressões sobre a experiência de ensino da resolução de problemas realizada em turmas dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Vicente Machado Menezes, em Itabaiana – SE. Essa atividade faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e ocorreu no per...
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Itabaiana; Este trabalho aborda sobre os diferentes processos de ensino-aprendizagem vivenciados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID no período de agosto de 2018 a dezembro de 2019. Nele, comentamos experiências docentes envolvendo a metodologia de jogos e de recursos materiais manipuláveis. Ainda, apresentamos ...
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Itabaiana; Este trabalho relata a trajetória percorrida pelos bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Assim, tem como objetivo comentar as atividades vivenciadas pelos bolsistas, buscando destacar a contribuição desses aprendizados na formação do futuro professor de Matemática. Par...