108 documents found, page 1 of 11

Sort by Issue Date

PLAY WITH SCIENCE: A TOOL TO FIGHT THE SOCIAL EXCLUSION OF CHILDREN AND YOUNGST...

Saavedra, Inês; Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra

This paper presents how the “Playing with Science” workshop was used as an intervention strategy with 37 children and youngsters, between 6 and 17 years of age, from vulnerable socio-economic contexts in Oporto, Portugal, from November 2018 to June 2019. To fight against social exclusion and its reproduction, it was considered important to act in a prevention logic, designing this workshop based on different in...

Date: 2022   |   Origin: Oasisbr

Carrington da Costa: Ciência e Reforma Escolar

Oliveira, Clara Costa; Antunes, Conceição

O texto que apresentamos baseia-se em duas fontes: a produção escrita que Carrington da Costa nos legou, e a sua biblioteca pessoal. Neste trabalho propomo-nos reflectir sobre o contributo pedagógico desta personagem bracarense à cultura portuguesa. Carrington era um homem preocupado com o sistema escolar e educativo no qual exercia a sua profissão e no qual educou os seus filhos. O que aqui apresentaremos como...

Date: 2021   |   Origin: Forum

Carrington da Costa: Ciência e Reforma Escolar

Oliveira, Clara Costa; Antunes, Conceição

O texto que apresentamos baseia-se em duas fontes: a produção escrita que Carrington da Costa nos legou, e a sua biblioteca pessoal. Neste trabalho propomo-nos reflectir sobre o contributo pedagógico desta personagem bracarense à cultura portuguesa. Carrington era um homem preocupado com o sistema escolar e educativo no qual exercia a sua profissão e no qual educou os seus filhos. O que aqui apresentaremos como...

Date: 2021   |   Origin: Forum

Integração não-formal de migrantes e refugiados em Portugal - Projeto Integrararte

Faria, Maria João; Oliveira, Clara Costa

O projeto ocorreu no âmbito de um mestrado, com duas famílias refugiadas. O estado português assegura-lhes o acesso ao subsistema escolar e ao SNS, sendo quase omissos projetos de médio-longo prazos no âmbito não formal e informal. Foi construído com (e não para) a população, onde semanalmente se realizaram várias atividades agrupadas em ateliers, sendo continuamente ajustável, Os ateliers focaram-se, mas não e...


Filosofia da Educação não formal e Complexidade na intervenção comunitária

Saavedra, Inês; Oliveira, Clara Costa

Os princípios emancipatórios da filosofia de educação atual, enquadrados no paradigma da complexidade e de educação ao longo da vida,incitou-nos a escrever este documento. O foco será a compreensão da vinculação a um paradigma e das suas consequências teóricas e metodológicas, demonstrando especificamente como tal se concretiza na investigação-ação enquadrada no paradigma da complexidade, teorizando em educação...




Refugiados em Portugal: aproximações e conclusões de um estudo de caso interrom...

Oliveira, Clara Costa

O que aqui se relatará, em dois documentos, enquadra-se na investigação-acção por mim empreendida junto de migrantes e refugiado sem Portugal, no âmbito de meu trabalho voluntário em várias instituições que acolhem este tipo de público-alvo.


Um estudo de caso interrompido de intervenção com refugiados em Portugal: o cas...

Oliveira, Clara Costa

Relato de estudo de caso fundamentado e com conclusões finais em outro texto nestes anais.


Tabela Periódica em croché, uma grande ideia. Literalmente!

Oliveira, Clara Costa; Nogueira, Paula R.; Dias, Hugo Direito; Cruz, Isabel Luísa; Nobre, Alexandra

Em 1869 o químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907) criou a Tabela Periódica, uma forma sistemática de classificação dos 63 elementos químicos conhecidos na altura: actualmente, são118 (92 naturais e 26 artificiais) ordenados pelo seu número atómico. Em 2019 passam 150 anos desta extraordinária criação e, dada a sua importância, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou 2019 como o Ano Internacional da Ta...


108 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date




















Document Type








Access rights



Resource




Subject