This paper presents how the “Playing with Science” workshop was used as an intervention strategy with 37 children and youngsters, between 6 and 17 years of age, from vulnerable socio-economic contexts in Oporto, Portugal, from November 2018 to June 2019. To fight against social exclusion and its reproduction, it was considered important to act in a prevention logic, designing this workshop based on different in...
O texto que apresentamos baseia-se em duas fontes: a produção escrita que Carrington da Costa nos legou, e a sua biblioteca pessoal. Neste trabalho propomo-nos reflectir sobre o contributo pedagógico desta personagem bracarense à cultura portuguesa. Carrington era um homem preocupado com o sistema escolar e educativo no qual exercia a sua profissão e no qual educou os seus filhos. O que aqui apresentaremos como...
O texto que apresentamos baseia-se em duas fontes: a produção escrita que Carrington da Costa nos legou, e a sua biblioteca pessoal. Neste trabalho propomo-nos reflectir sobre o contributo pedagógico desta personagem bracarense à cultura portuguesa. Carrington era um homem preocupado com o sistema escolar e educativo no qual exercia a sua profissão e no qual educou os seus filhos. O que aqui apresentaremos como...
O projeto ocorreu no âmbito de um mestrado, com duas famílias refugiadas. O estado português assegura-lhes o acesso ao subsistema escolar e ao SNS, sendo quase omissos projetos de médio-longo prazos no âmbito não formal e informal. Foi construído com (e não para) a população, onde semanalmente se realizaram várias atividades agrupadas em ateliers, sendo continuamente ajustável, Os ateliers focaram-se, mas não e...
Os princípios emancipatórios da filosofia de educação atual, enquadrados no paradigma da complexidade e de educação ao longo da vida,incitou-nos a escrever este documento. O foco será a compreensão da vinculação a um paradigma e das suas consequências teóricas e metodológicas, demonstrando especificamente como tal se concretiza na investigação-ação enquadrada no paradigma da complexidade, teorizando em educação...
O que aqui se relatará, em dois documentos, enquadra-se na investigação-acção por mim empreendida junto de migrantes e refugiado sem Portugal, no âmbito de meu trabalho voluntário em várias instituições que acolhem este tipo de público-alvo.
Relato de estudo de caso fundamentado e com conclusões finais em outro texto nestes anais.
Em 1869 o químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907) criou a Tabela Periódica, uma forma sistemática de classificação dos 63 elementos químicos conhecidos na altura: actualmente, são118 (92 naturais e 26 artificiais) ordenados pelo seu número atómico. Em 2019 passam 150 anos desta extraordinária criação e, dada a sua importância, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou 2019 como o Ano Internacional da Ta...