Neste artigo sintetizam-se as característica da obra escultórica de José Capela e Silva em perfeita ligação com a sua obra literária antroplógica precursora do movimento neo-realista, nas quais retrata o povo alentejano castigado pelo sol e pelo trabalho rural.
Neste livro publicam-se os capítulos relativos ao inventário dos monumentos megalíticos da bacia hidrográfica do Rio Sever e os materiais exumados nesses monumentos até 1995.
Publicam-se neste estudo as manifestações artísticas esquemáticas identificadas em Marvão com particular destaque para a representação duma parturiente identificada no Abrigo do Ninho do Bufo, em Marvão.
Publicam-se as memórias da Freira Celedónia Gil, onde relata a História das Fundações em Portugal desde 1932 até 1977 das Filhas de Maria Mãe da Igreja.
Publica-se neste estudo uma biografia de José Carrilho Videira, promotor do movimento republicano em Portugal e no Brasil, natural de Marvão.
Primeiro volume das Memórias da Freguesia de Santa Maria de Marvão, obra coletiva de carácter monográfico coordenada por Jorge de Oliveira
Neste livro divulgam-se os resultados da escavação efectuada junto ao Menir da Meada e todo o processo de reabilitação do mais antigo monumento megalítico do Mundo e o maior da Península Ibérica. Contextualiza-se igualmente este menir no megalitismo em geral.
Neste livro estuda-se o maior menhir da Península Ibérica no contexto do Megalitismo Peninsular.
Neste capítulo tenta-se estabelecer o impossível diálogo entre placas de xisto e pinturas esquemáticas na área da Serra de S. Mamede, Portugal.
Neste capítulo discutem-se as relações possíveis entre as mensagens gráficas dos abrigos pintados da Serra de S. Mamede e as placas de xisto megalíticas identificadas nos monumentos funerários do entorno da mesma serra.