O presente artigo explora as diferentes músicas e pedagogias subjacentes ao currículo das escolas públicas de Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Neste sentido, pretende contribuir para o conhecimento da realidade musical do país, nomeadamente no que concerne às tipologias musicais, ou seja, aos géneros e estilos musicais praticados pelas escolas públicas de música, e, consequentemente, possib...
O objetivo deste artigo é contribuir para uma projeção futura do Ensino Artístico Especializado (EAE) da Música em Portugal e permitir a reflexão crítica sobre o seu funcionamento até aos nossos dias. Neste sentido, irá realizar-se um estudo de caso múltiplo para explorar as tipologias musicais que se lecionam em 3 conservatórios públicos do EAE, utilizando como método de pesquisa o inquérito por questionário e...
O presente documento pretende ser um relatório final, não só da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado de Educação Musical no Ensino Básico, como de todo o conhecimento que fui absorvendo para me tornar mais capaz de saber ser e fazer a nível educativo. Este relatório centra-se nos estágios realizados no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico durante o período que decorreu a Prática de Ensi...