8 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Os cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista e a Educação Inclusiva

Fonseca-Janes,Cristiane Regina Xavier; Omote,Sadao

A educação inclusiva é tida como uma educação de qualidade que deve ser oferecida pelo sistema educacional a todas as crianças, jovens e adultos. Para a efetivação de tal proposta, dentre várias necessidades, precisamos de recursos humanos qualificados para o enfrentamento desse desafio. Este trabalho tem por objetivo analisar as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista pa...

Date: 2013   |   Origin: Oasisbr

Interação de um aluno com Paralisia Cerebral com colegas de classe durante ativ...

Pasculli,Adriane Guzman; Baleotti,Luciana Ramos; Omote,Sadao

Objetivou-se verificar a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem entre uma criança com paralisia cerebral (PC) e seus colegas de classe durante atividades lúdicas em grupo realizadas em sala de aula e durante o recreio. Participaram deste estudo uma criança com diagnóstico clínico de PC quadriplégica, o professor e seus colegas de classe. A coleta de dados deu-se por meio de um roteiro de entrev...

Date: 2012   |   Origin: Oasisbr

Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á incl...

Delgado-Pinheiro,Eliane Maria Carrit; Omote,Sadao

OBJETIVOS: verificar os conhecimentos dos professores sobre a perda auditiva, suas opiniões sobre a educação de alunos com esse tipo de privação sensorial e também conhecer suas atitudes frente à proposta da inclusão. MÉTODOS: participaram desta pesquisa quatro grupos de professores do ensino fundamental, com e sem experiência com aluno com perda auditiva. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a E...

Date: 2010   |   Origin: Oasisbr

Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação espe...

Omote,Sadao

O artigo é uma resposta ao trabalho de Piccolo, Moscardini e Costa, publicado no volume 16, número 1 deste periódico, no qual os autores analisaram a minha produção bibliográfica publicada em periódicos científicos. Alguns fatos da minha vida pessoal, intimamente ligados à trajetória acadêmica percorrida, são descritos com o intuito de favorecer a compreensão radical da minha posição teórica. As referências que...

Date: 2010   |   Origin: Oasisbr

Medidas da dinâmica respiratória em crianças de quatro a dez anos

Fabron,Eliana Maria Gradim; Santos,Gisele Rodrigues dos; Omote,Sadao; Perdoná,Gleici Castro

TEMA: medidas da dinâmica respiratória são freqüentemente utilizadas na clínica fonoaudiológica, mas poucos são os dados científicos destas na população infantil. OBJETIVO: estudar a dinâmica respiratória entre crianças que respiram pelo modo nasal. MÉTODO: o estudo foi realizado com uma amostra aleatória estratificada de 106 crianças respiradoras nasais de escolas da cidade de Marília / SP, entre quatro e dez ...

Date: 2006   |   Origin: Oasisbr

Atribuição de gravidade à deficiência física em função da extensão do acometime...

Araújo,Rita de Cássia Tibério; Omote,Sadao

A percepção que as pessoas têm da gravidade da deficiência é uma variável relevante a ser considerada na perspectiva da inclusão.Este estudo objetivou identificar a variação na atribuição de grau leve ou severo à deficiência física dependendo de quatro conjuntos de informações. Participaram do estudo 97 estudantes de um Curso de Pedagogia. O instrumento de coleta de dados, estruturado com base em texto descriti...

Date: 2005   |   Origin: Oasisbr

Revisão por pares na Revista Brasileira de Educação Especial

Omote,Sadao

O artigo discute algumas questões relativas ao procedimento de revisão por pares na avaliação de originais submetidos a um periódico. Essa avaliação é aceita como necessária para assegurar a qualidade científica de artigos publicados, já que a integridade da literatura especializada é considerada essencial para o desenvolvimento da ciência. Entretanto, há críticas à revisão por pares, incluindo o longo tempo de...

Date: 2005   |   Origin: Oasisbr

Versão eletrônica de questionário e o controle de erros de resposta

Omote,Sadao; Prado,Paulo Sérgio Teixeira do; Carrara,Kester

O artigo relata a análise de erros cometidos em questionário impresso e a aplicabilidade de uma versão eletrônica do mesmo questionário para o controle desses erros. Sessenta estudantes de pós-graduação em Educação responderam à versão eletrônica programada em Visual Basice outros 52 responderam à versão impressa. No questionário impresso, foram cometidos 95 erros, dos quais 28 não invalidam as respostas. Os de...

Date: 2005   |   Origin: Oasisbr

8 Results

Queried text

Refine Results

Author












Date






Document Type


Access rights


Resource


Subject