A Revista Largo das Belas-Artes, Volume 03, número 03 – Arquiteturas Brilhantes, reúne um conjunto de textos que abordam diferentes perspetivas sobre o azulejo, em Portugal. A obra surgiu da iniciativa de um conjunto de alunos de doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que organizaram um encontro com o título referido
O número 17 da série de revistas Matéria-Prima permite interrogar as contradições em que a Educação Artística se pode localizar: entre uma utilidade técnica ou uma ambição transformadora, de cidadania e de sustentabilidade. Sobre estes desafios são apresentados 16 contributos, de diferentes autores, que permitem recentrar os debates, num ano charneira como 2019 se está a manifestar, em termos de sensibilização ...
Depois da crítica pós colonial e da denúncia do enviesamento dos estudos orientalistas, a arte tem-se posicionado na primeira linha da meta-epistemologia que atravessa o mundo global. Se é verdade que as estruturas ideológicas procuram a preservação do poder, é também certo que esse poder exige alguma mudança retórica para se perpetuar através da reprodução ideológica. Um dos esconderijos destes ardis é auto co...
As matérias-primas têm as marcas da sua origem, da sua localidade. Mas também é verdade que o centro de um processo educativo é não raramente desequilibrado pelas tensões hegemónicas e culturais. A reprodução do saber e da habilitação simbólica é uma das agências da hegemonia cultural. Perante os discursos hegemónicos, pós colonizadores, há propostas de resistência: a contextualização, o valor cultural local, a...
Educação Artística: integrar a inovação. A educação artística apresenta-se como um território a re-cartografar, numa atualização tão rápida quanto aquela que ocorre no campo artístico. As propostas publicadas neste número 11 da Revista Matéria-Prima trazem essa diversidade de abordagens, com novidades conceptuais que estabelecem as devidas relações entre educação e cidadania, participação, sustentabilidade, cul...
A proposta da Revista Gama associa-se ao projeto do Congresso CSO — Criadores Sobre outras Obras — mas com uma opção editorial específica, de valorizar as obras merecedoras de uma revisão ao seu tempo, à sua génese, ao seu contexto. O estudo destes contextos permite um olhar integrador sobre a cultura. A mudança é profunda. Hoje, se já não se trata de mudar o mundo, restará ocupar os espaços desgovernados: é es...