Perspetivando-se o início do 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas, a partir do ano letivo de 2017-2018, em outubro de 2016 foi nomeado o Grupo de Trabalho de Avaliação Externa das Escolas (GTAEE) com a missão de analisar os referenciais e metodologias do Programa de Avaliação Externa das Escolas em vigor e propor o modelo para o 3º ciclo da avaliação externa das escolas. Neste texto damos conta de todo o t...
“The Curriculum of Everything advances as the eternal future in which artificial intelligence surpasses the human capacity to do but not that of understanding and feeling.” Now even the “father” of Artificial Intelligence worries even those bedrocks of being – understanding and feeling - may be at risk. Pacheco reminds us that “curriculum study is a normative question,” now necessarily “with its technological d...
[Excerto] Entre 2018 e 2022, investigadores de quatro universidades públicas portuguesas (Minho, Coimbra, Lisboa e Évora) estiveram envolvidos no projeto de investigação “Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de avaliação externa das escolas no ensino não superior, em Portugal”, com financiamento da FCT (PTDC/CED-EDG/30410/2017), e tendo como objeto de pesquisa mecanismos d...
A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo, nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”. Assim, este estudo visou perceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios. A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteú...
Qualquer análise do estado da educação apenas pode ser compreendida na diversidade de perspetivas assumidas por pessoas com responsabilidades distintas, em função do tempo, do espaço e dos projetos de educação e formação. Estas três últimas coordenadas definem aquilo a que se pode chamar currículo – essa permanente construção em torno do conhecimento – mais conhecido, na realidade portuguesa, por Desenvolviment...
Neste capítulo são apresentadas as perceções, obtidas através de entrevistas individuais, a dois representantes do Ministério da Educação, quatro representantes da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, nove inspetores e três peritos externos, sobre a Avaliação Externa das Escolas (AEE), nomeadamente como política, processo e experiência, e ainda como mecanismo de mudança nas escolas e na inspeção. Na AEE como p...
Made available in DSpace on 2022-04-28T19:48:18Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2021-01-01; Background: Among the plurality of themes addressed by curricular studies, the nature of decision-making processes involving education professionals has guided some research agendas. Delineated by one of those agendas, this text starts by asking what the participation of teachers in processes involving ...
This article focuses on how curricular and pedagogical differentiation for students of special education is perceived by teachers of the second cycle of basic education in Portugal. The objectives of this research were (i) to inquire about the teachers’ perceptions regarding their training path and their training needs; (ii) to characterize the teaching practices of teachers, aimed at students of special educat...
No campo dos Estudos Curriculares (PINAR, 2006; PACHECO, 2014), que inclui tanto a teoria como a prática, entendia como práxis, o professor é um dos lugares comuns, identificados por Schwab (1970), a par do aluno, do contexto e do conhecimento. Assim, a formação inicial e continuada do professor é fundamentada em pressupostos que remetem para uma discussão epistemológica sobre a natureza do ser professor e dos ...
Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto ...