Encontrados 3 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Linhas de criação em uma aula de história: o paradoxo do pensamento diante do d...

Pacievitch,Caroline; Pereira,Nilton Mullet

Resumo Esse artigo discute a aula de história como oportunidade para pensar e problematizar o tempo, a partir das criações dos docentes. Tal oportunidade se constrói na mediação com os jovens e suas culturas, com os conhecimentos históricos e com questões sensíveis. Em tempos em que a opinião comum parece assumir lugar de destaque, em que multiplicam-se os ataques às aulas de história e em que se desenvolve um ...

Data: 2021   |   Origem: Oasisbr

Ensinar história [entre]laçando futuros

Pereira,Nilton Mullet; Gil,Carmem Zeli de Vargas; Seffner,Fernando; Pacievitch,Caroline

RESUMO O artigo analisa escritos em disciplinas de introdução à prática e estágio em um curso de licenciatura em história, em uma problematização do tempo e da temporalidade. Parte da premissa de que as questões urgentes do presente são condutoras da aprendizagem em história. Tal estratégia, decorrente da produção de planejamentos e de diários dos licenciandos, sustenta-se no tempo futuro como abertura ética da...

Data: 2020   |   Origem: Oasisbr

Guerrilheiros ou sacerdotes? Professores de História, consciência histórica e c...

Pacievitch,Caroline; Cerri,Luis Fernando

A preparação específica para trabalhar profissionalmente com a História tem quais efeitos sobre a consciência histórica do professor? Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de Mestrado em Educação realizada entre 2005 e 2007. Investigou-se a constituição de identidades de professores de História a partir do eixo da formação de consciência histórica, tendo como pilares de análise a relação com o conheci...

Data: 2010   |   Origem: Oasisbr

3 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data




Tipo de Documento


Tipo de acesso


Recurso


Assunto